• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Empreendedorismo e o fundamental papel do Contador como Consultor

O Brasil hoje é o país mais empreendedor do mundo. “Quando comparado a países que compõem o Brics

Autor: Roberto Dias DuarteFonte: O Autor

O Brasil hoje é o país mais empreendedor do mundo. “Quando comparado a países que compõem o Brics, o Brasil é a nação com a maior taxa de empreendedorismo, ficando quase oito pontos percentuais à frente da China, com uma taxa de 26,7%”, ressalta Luiz Barreto, presidente do Sebrae. A Índia tem uma taxa de empreendedorismo de 10,2%, a África do Sul de 9,6% e a Rússia de 8,6%. O número de brasileiros que já têm uma empresa, ou que estão envolvidas na criação de uma, é superior, também, a países como Estados Unidos (20%), Reino Unido (17%), Japão (10,5%), Itália (8,6%) e França (8,1%).

Três em cada dez brasileiros adultos entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. Em 10 anos, essa taxa de empreendedorismo saltou de 23%, para 34,5%. Deste total, metade corresponde a empreendedores novos – com menos de três anos e meio de atividade – e a outra metade aos donos de negócios estabelecidos há mais tempo. Os dados são da nova pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).

O conhecimento dessa realidade é muito importante para o Contador, pois se o número de empreendedores cresce, a demanda também cresce. Quanto mais empreendedores surgirem, mas os Contadores precisarão investir em relacionamento e consultoria para que estas novas empresas tenham sucesso.

Nesta palestra apresentada no Fórum SPED 2015, em Porto Alegre/RS, explano que apesar do ambiente propício, o empreendedor brasileiro sofre com a alta carga tributária, burocracia e despreparo, e como o contador pode agir nessas situações, sendo cada vez mais um consultor de negócios, a fim de oferecer serviços que auxiliem o cliente e promovam o sucesso do seu negócio.

Roberto Dias Duarte

Administrador de empresas, empresário, professor, autor da série de livros “Big Brother Fiscal” (o primeiro livro sobre SPED no Brasil). Sócio e presidente do Conselho da NTW Contabilidade, a primeira e maior rede brasileira de franquias contábeis.