• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Você conhece o TikTok Now?

Nova rede social da TikTok pretende entrar de cabeça na competição entre plataformas, numa tentativa de desfazer o monopólio da Meta (antigo Facebook)

Autor: Carolina LaraFonte: A Autora

Toda vez que uma nova rede social se destaca, o Facebook ou o Instagram criam uma maneira parecida de fazer as coisas, o que acaba monopolizando o público dentro dessas redes sob o guarda-chuva da Meta, de Mark Zuckerberg. Cada vez mais, outras startups tentam concorrer com a gigante e surgem novas ideias no mercado.

A rede Be Real é uma delas, que avisa ao usuário a hora de postar e esse o faz sem filtros e com cronômetro, para não dar tempo de montar um cenário ou escolher o melhor ângulo. A ideia é ser o mais realista possível. Agora, a chinesa TikTok resolveu aumentar o volume na guerra das redes sociais e criou o TikTok Now, que começou a ser listado em diversos países, incluindo o Brasil.

“O aplicativo TikTok Now, cópia de forma clara a rede Be Real, que tem como proposta principal que os usuários façam publicações sem a utilização de filtros. O novo app já era listado entre os mais baixados no ranking de aplicativos em mais de 38 países”, conta o empresário e CEO da Alphacode, Rafael Franco, que ajuda a pessoas e empresas a atingirem mais resultados com soluções mobile.

Ele ressalta que motivo da cópia é muito simples: o app Be Real já era o mais baixado em nove países e agora está entre os cinco mais baixados em mais de 40 países. Observando o sucesso da rede social para um público que quer compartilhar coisas totalmente reais, o TikTok não perdeu tempo e já copiou a principal ideia do novo concorrente - porém, tendo a seu favor uma das maiores bases de usuários do mundo.

Para se ter uma ideia da quantidade de pessoas ativas na plataforma, o TikTok já ultrapassou a marca de mais de 1 bilhão de usuários por mês ao redor do globo. Quando o tema é Brasil, de acordo com o DataReportal, o número é de 74,1 milhões de usuários ativos somente em janeiro de 2022. Outro dado interessante vem da pesquisa “TikTok no Brasil: hábitos e comportamento dos usuários da rede social do momento!”, realizada pelo Opinion Box.

Segundo informações do estudo, a rede social consolidou seu sucesso por aqui no ano de 2020. E tem mais: 72% afirmaram que passaram a utilizar mais a plataforma durante a pandemia. O grande crescimento da rede nestes últimos anos está, portanto, diretamente ligado ao isolamento social, já que o TikTok se mostrou como uma alternativa de entretenimento nesse contexto de quarentena.

“A dinâmica do aplicativo é a seguinte: uma vez ao dia, o usuário recebe uma notificação push e tem três minutos para postar uma foto ou vídeo, utilizando as duas câmeras do aparelho, sem a possibilidade de filtros ou edições. O objetivo é mostrar aos seus amigos o que você está fazendo naquele momento, daí o nome da rede ser ‘NOW’ (ou ‘Agora’, em português)”, explica o especialista. No Brasil, o aplicativo está disponível somente para Android até o momento.

Sobre Rafael Franco:

Empresário que atua no mercado de tecnologia há 20 anos, a paixão o levou a se aprofundar nesta área e por isso se graduou em Ciência da Computação com pós em Engenharia de Software. Também foi executivo de multinacionais liderando projetos premiados por grandes empresas. Em 2015 fundou a Alphacode, empresa presente em São Paulo, Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA) em que atualmente é CEO. Lidera um time de especialistas em experiências digitais com grande destaque para projetos de aplicativos mobile, sendo responsável por projetos de grande porte neste segmento como Grupos Habib’s, Madero e TV Band. Comanda o time responsável por dezenas de aplicativos que atendem mais de 20 milhões de pessoas todos os meses, principalmente nos segmentos de Delivery, Saúde e Fintechs. Para mais informações, acesse https://site.alphacode.com.br/ ou @Alphacode