• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Pesquisas sobre educação financeira analisam aspectos pessoais e sociais do tema

Estudos inéditos, publicados em edição especial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), mostra a influência da educação financeira no cotidiano das pessoas e das famílias

Um endividamento recorde - com contas a vencer em cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal e prestações de carro e de casa - atingiu cerca de 80% das famílias brasileiras de rendas média e baixa, em setembro de 2022, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Independentemente das causas que levaram à essa realidade, estudos apontam que a educação financeira é um tipo de alfabelização capaz de evitar que as pessoas acumulem dívidas e percam qualidade de vida, uma vez que, entre os endividados, o nível de estresse é mais alto e há comprometimento da sensação de bem-estar.

Conforme esses estudos inéditos, publicados em edição especial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), a influência da educação financeira no cotidiano das pessoas e das famílias vai além do conhecimento sobre contas, poupança, investimentos, prazos e taxas de juros, influenciando a autoconfiança e a capacidade de avaliação pessoal, aspecto que está relacionado a critérios subjetivos, como sentimento e valores.

O conceito de educação financeira envolve consciência, conhecimento, habilidade, atitude e comportamento, formando um agregado de informações que ajuda os indivíduos a fazerem a gestão dos seus recursos e a tomarem decisões de maneira equilibrada. Noções básicas sobre dinheiro e contabilização de finanças pessoais são algumas das áreas que integram esse conjunto.

A matéria, de cunho pessoal e social, levou pesquisadores a se debruçaram sobre diferentes perspectivas do tema e, na publicação técnica editada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), eles apresentam seus argumentos, análises e conclusões.

A edição especial sobre educação financeira da Revista Brasileira de Contabilidade, lançada durante o 5º Encontro Nacional de Jovens Lideranças Contábeis, na semana passada, no Rio de Janeiro, pode ser acessada, gratuitamente, no site do CFC: https://cfc.org.br/edicoes-anteriores-revista-brasileira-de-contabilidade/

Sobre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

O Conselho Federal de Contabilidade é uma Autarquia Especial Corporativa dotada de personalidade jurídica de direito público e tem, dentre outras finalidades, a responsabilidade de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade, cada um em sua base jurisdicional, nos Estados e no Distrito Federal; decidir, em última instância, os recursos de penalidade imposta pelos Conselhos Regionais, além de regular acerca dos princípios contábeis, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada, bem como editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional.

Mais informações: cfc@apexagencia.com.br