• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Por que os brasileiros se endividam?

Especialista em educação financeira Thiago Martello responde a pergunta e dá dicas para a Black Friday

Autor: Carolina LaraFonte: A Autora

A Black Friday está chegando e o educador financeiro Thiago Martello, fundador da Martello EF, separou dicas essenciais para ajudar a gastar o menos possível. Ele conta que, infelizmente, muitas pessoas estão endividadas neste momento, sendo que cerca de 80% estão endividada e 30% tem pagado suas contas com atrasos e, consequentemente, com juros.

Mas quais os motivos que levam a essa situação? Por que esse endividamento acontece? Martello destaca que há duas razões que envolvem o dilema. “Ou a pessoa quer antecipar o futuro ou não está preparada para eventualidades - ou ainda, as duas coisas juntas. É normal que nossos desejos e necessidades aconteçam mais rapidamente que nossa capacidade em gerar dinheiro. Quando realizamos uma vontade, já começamos a querer outra coisa, mas não conseguimos dobrar o salário de um mês para o outro. Essa ansiedade faz com que a gente vá mais rápido em gastar do que ganhar - é onde as pessoas acabam criando dívidas e pedindo empréstimos. Primeiro ganhe e depois gaste”, aconselha.

Por outro lado, faz parte da vida ter problemas no meio do caminho e por isso é preciso estar devidamente preparado. “Ter uma reserva de emergência para quando algo acontecer. Isso é importante para não ter que contar com o bolso do outro, onde eu tenho que pagar juros, tornando-se um efeito cascata. Esses dois pontos se resolvem com planejamento”, explica.

Há também outros comportamentos que potencializam esses gastos, principalmente em épocas de promoção. “Não é porque uma coisa tem desconto que precisamos comprar”, adverte.

Thiago detalha que cerca de 80% daquilo que as pessoas adquirem são por impulso - ou seja, oito a cada dez coisas podem ficar paradas no fundo do armário. Por isso, é preciso pensar antes se o produto ou serviço é realmente necessário. “Partindo do pressuposto que sim, comece a fazer uma varredura de preços, usando os buscadores que ajudam a comparar esses valores”, destaca o especialista.

Na Black Friday antiga, algumas lojas aumentavam os preços antes do dia e depois baixaram para parecer desconto. “Fique atento! Tem gente que gosta de anotar os custos em planilha, comparando por data e loja. Tem quem prefira caderno, mas qualquer tipo de organização e planejamento é viável. Com o celular na mão, mandar um print para você mesmo no WhatsApp, por exemplo, pode ser uma sugestão. É muito pessoal a maneira como será realizada essa estratégia, mas ela precisa ser feita. Hoje em dia há plataformas e aplicativos que monitoram o preço de produtos e loja, facilitando ainda mais a tarefa”, acrescenta.

Segundo o especialista, dados históricos do Procon mostram que os maiores picos de reclamação são próximos ou durante a Black Friday. Ao se deparar com situações em que o consumidor se sente lesado, é necessário que seja realizada a reclamação de maneira oficial. Os canais para isso podem incluir Reclame Aqui, o próprio Procon e agências reguladoras do setor em questão, como a Anatel é para serviços de telefonia, por exemplo.

Além de uma boa pesquisa e estar atento às letras miúdas que dificultam o acesso a informações importantes, pode-se ainda usar cupons de desconto, preferir lojas que deem benefícios como menores taxas na primeira compra e compartilhar com amigos o consumo de produtos como assinaturas ou taxas de entrega.

Sobre a Martello Educação Financeira

Empresa participante do Shark Tank Brasil. Criada em 2015, a Martello Educação Financeira é uma fintech e edtech que oferece planejamento financeiro com uma metodologia própria e inovadora, por meio de cursos, mentorias e diagnósticos para melhorar o relacionamento do cliente com seu dinheiro. Já realizou mais de mil atendimentos e possui mais de 500 alunos. Saiba mais em: martelloef.com.br

Sobre Thiago Martello

Educador Financeiro, Founder da Martello Educação Financeira, Agente Autônomo de Investimentos pela CVM e especialista em Investimentos ANBIMA, Autor do livro “Desplanilhe-se”, Representante regional do estado de São Paulo e Embaixador da APOEF.

Thiago começou a lidar com educação financeira na prática aos 9 anos de idade, ao iniciar seu primeiro empreendimento vendendo balas em semáforos da zona leste de São Paulo. De lá para cá, venceu uma série de desafios. Bacharel em Administração e pós-graduado em Gestão Financeira pela FGV, passou a empreender através da Martello Educação Financeira. Já atendeu mais de 1.000 pessoas com base na metodologia DESPLANILHE-SE; e se tornou autor do livro que leva o mesmo nome. Thiago Martello também participou da versão brasileira do Shark Tank Brasil, a franquia brasileira do maior programa de empreendedorismo do mundo. Atualmente ele fala semanalmente, como especialista, para vários veículos da imprensa, entre eles: O Globo, Estadão, Folha de São Paulo, Jovem PAN, CNN e outros. Para sabe mais, acesse https://martelloef.com.br/