• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Investimento inteligente é sinônimo de consórcio

Veja como o consórcio força uma disciplina financeira

Autor: Verônica PachecoFonte: A Autora

Nós tempos atuais onde controlar as finanças tem se demonstrado uma tarefa complexa o consórcio surge como uma das opções de investimento mais atrativas e eficientes para quem deseja adquirir bens de alto valor, como imóveis e veículos. Isso se deve, principalmente, à ausência dos altos juros cobrados por outras modalidades de financiamento. Sua principal vantagem é a inexistência de juros sobre as parcelas, incidindo apenas uma taxa administrativa consideravelmente mais acessível. Tal aspecto torna essa estratégia econômica e inteligente para quem sonha com a aquisição de bens de longo prazo.

Entre as vantagens do consórcio o especialista na área, Jason Ferreira destaca a não exigência de valor de entrada, pois diferentemente do que ocorre nos financiamentos tradicionais o consórcio permite que pessoas, sem grande soma inicial, possam começar a investir. Ademais, a adesão ao consórcio promove a educação financeira, uma vez que a contribuição regular exige disciplina do consorciado. Funciona como uma espécie de poupança forçada, preparando o participante para uma gestão eficiente de seus recursos.

Para proteger o poder de compra do participante, o valor da carta de crédito é atualizado anualmente. Isso assegura que, independentemente das flutuações econômicas, o consorciado poderá adquirir o bem desejado sem significativas perdas financeiras. A opção de lance permite que os participantes antecipem a contemplação do bem utilizando recursos próprios, trazendo flexibilidade adicional ao planejamento financeiro pessoal.

No que tange aos consórcios imobiliários, a possibilidade de utilizar recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para amortizar ou liquidar o saldo devedor, entre outras opções, representa um benefício adicional significativo. Isso torna esta modalidade de investimento ainda mais atrativa. Ao final do consórcio, os valores investidos são atualizados, protegendo o investidor da inflação ou outras variações monetárias do período.

"O bem contemplado oferece ao consorciado as vantagens de uma compra à vista, possibilitando a negociação de melhores condições e a redução da burocracia, o que, em muitos casos, resulta em considerável economia, além de uma maleabilidade pois desde que esteja dentro da área do bem definido o valor do consórcio pode ser utilizado, ao contrário da crença que precisa ser tudo utilizado em uma única coisa específica, um exemplo é um imóvel você pode dividir o valor entre o terreno, a construção do imóvel ou uma reforma em um imóvel pré existente", diz o especialista em consórcios Jason Ferreira. Portanto, o consórcio é particularmente vantajoso para aqueles que, mesmo sem uma disciplina financeira rigorosa, desejam acumular patrimônio de forma planejada e segura. Recomenda-se, ainda, para investidores que, dispondo de um capital inicial, almejem ampliar seu patrimônio a custos reduzidos.

Assim, o consórcio é um investimento estratégico para quem busca segurança, flexibilidade e economia ao aplicar seus recursos visando a aquisição futura de bens de alto valor. É fundamental escolher administradoras autorizadas e regulamentadas pelo Banco Central do Brasil, garantindo segurança e transparência em todo o processo. Enfim, o consórcio é a alternativa de investimento que possibilita estratégia, disciplina e a realização de sonhos e objetivos de longo prazo, de maneira planejada, econômica e segura.

Jason Ferreira
Especialista em consórcios
4199969-0528