• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

No Dia Internacional da micro, pequenas e médias empresas, empreendedor fala sobre os desafios do setor

Gerir uma micro, pequena ou média empresa não é uma tarefa fácil. Os desafios são muitos, desde a burocracia até a necessidade constante de inovação

Autor: Henrique Carbonell

Em 27 de junho, a ONU celebra o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, destacando a importância vital que essas organizações desempenham na economia global. No Brasil, a relevância desse setor é particularmente significativa, sendo um dos principais motores de geração de empregos e desenvolvimento econômico.

Atualmente, o Brasil conta com aproximadamente 22,6 milhões de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), segundo dados do Sebrae. Os pequenos negócios representam 95% das empresas brasileiras e são responsáveis por empregar mais de 70% da força de trabalho formal do país, reafirmando seu papel crucial na sustentação econômica e social do Brasil.

No entanto, gerir uma micro, pequena ou média empresa não é uma tarefa fácil. Os desafios são muitos, desde a burocracia até a necessidade constante de inovação e adaptação às mudanças do mercado. Um exemplo inspirador de sucesso nesse cenário desafiador é a F360, uma startup fundada em 2014 por Henrique Carbonell.

A F360 desenvolveu uma plataforma de gestão financeira voltada para varejistas e, desde o seu início, destacou-se por sua gestão financeira rigorosa e foco na sustentabilidade. Em 2020, a empresa recebeu um aporte da HiPartners e da HIX Capital, que impulsionou ainda mais seu crescimento. Hoje, a F360 atende mais de 15 mil pontos de venda, ligados a aproximadamente 400 marcas do varejo.

Carbonell trouxe consigo uma vasta experiência do varejo familiar, o que moldou a filosofia da empresa desde o início. “Está dentro dos nossos pilares ser uma empresa financeiramente autossustentável”, afirma o empreendedor. “Tendo a cultura do varejo, aprendi desde cedo a importância de ter controle de custos e gestão de fluxo de caixa eficientes. E na F360 não poderia ser diferente, temos muito forte esse olhar e isso nos traz segurança e tranquilidade em decidirmos os próximos passos da companhia.”

A abordagem da F360 de ser uma empresa geradora de caixa positivo e de manter um crescimento estratégico e ponderado fez com que a startup se enquadrasse em uma nomenclatura que recentemente se popularizou no ecossistema: "startup camelo".

O termo criado pelo investidor Alex Lazarow representa empresas que, assim como os camelos, que enfrentam longos períodos sem água, estão preparadas para resistir a dificuldades do mercado.

De 2019 a 2023, a F360 cresceu de maneira robusta, aumentando sua receita em aproximadamente 50% a cada ano. No ano passado, a receita superou os R$30 milhões. Esse crescimento consistente mostra como uma gestão financeira sólida pode ser a chave para o sucesso sustentável.