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Notícia

Você é um bom líder para todas as gerações?

Autor: Pedro SignorelliFonte: Gestão Programática

Atualmente, em empresas de vários segmentos, é cada vez mais comum a existência de times formados por integrantes de idades diferentes, o que pode ter as suas vantagens e desvantagens. No entanto, às vezes, essa diferença de idade pode causar distanciamento entre as pessoas e cabe a liderança corrigir essa questão, que geralmente começa quando o próprio líder não consegue lidar com todas as gerações.

É compreensível que um líder de determinada idade tenha mais ‘afinidade’ com as pessoas que estejam próximas a sua faixa etária, mas isso não pode se tornar um motivo para que haja diferenciação. Por exemplo, se eu sou um líder mais velho, só irei considerar o que os colaboradores mais velhos falam e não darei ouvidos aos mais novos? E o mesmo vale para líderes mais novos, que não escutam os colaboradores mais velhos.

Sabemos que ser um bom líder não é tarefa fácil e que também não acontece da noite para o dia, faz parte de um processo e pode ser demorado. O gestor que é colocado nesta posição precisa estar preparado para tal e disposto a se aprimorar todos os dias, fazendo melhorias na sua postura para desenvolver uma conduta adequada para com o cargo que ocupa. E muitas vezes, é preciso abandonar comportamentos que não fazem mais sentido.

Afinal, um bom líder requer algumas habilidades essenciais que são desenvolvidas com o passar do tempo, como ter uma escuta ativa, ser justo e imparcial nas decisões do dia a dia, aprender a delegar as tarefas e saber fazer com que os colaboradores sintam que possuem um espaço seguro no ambiente de trabalho, onde podem compartilhar ideias, expor dúvidas e até mesmo fazer críticas construtivas.

O fato é que agir dessa forma já é um grande desafio para muitos, que aumenta conforme a empresa possui pessoas de várias faixas etárias na equipe. E por que isso poderia ser um desafio? Quando temos pessoas de idades diferentes, precisamos adequar a nossa forma de comunicação e de tratativa para que cada grupo consiga entender a mensagem que está sendo passada de maneira correta.

Vejo muitos comentários negativos sobre a Geração Z, por exemplo, que são as pessoas de 14 a 28 anos. Porém, será que são mesmo esse ‘terror dos gestores’, assim como estão sendo classificados por diversas matérias que li, ou são os líderes que não estão sabendo lidar com eles? Porque a partir do momento que temos pessoas de outras gerações trabalhando ao nosso lado, é fundamental dar a devida orientação.

Neste sentido, acredito que os OKRs - Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves) - podem ajudar os líderes a serem bons para todas as gerações, pois se estamos buscando alcançar resultados por meio de metas ambiciosas, pouco importa a idade de quem esteja falando, desde que sejam levantadas hipóteses e dados, para que depois se identifique quais delas se verificaram verdadeiras e foram validadas e quais não.

Desta maneira, a ferramenta estimula o trabalho em equipe e também incentiva que cada colaborador execute a sua função da melhor maneira possível, o que facilita que pessoas de faixas etárias diferentes atuem juntas para entregar melhores resultados, formando um time multigeracional mais potente.