• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Insegurança impede consumidores de baixa renda de comprar pela internet

A dificuldade em realizar o pagamento e, principalmente, a insegurança são os principais entraves para que o consumidor de baixa renda se torne um webshopper

Fonte: InfoMoneyTags: internet

Os brasileiros com renda de até cinco salários mínimos representam 75% dos usuários de internet do País, de acordo com dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Esses consumidores estão começando a comprar mais pela web e, hoje, segundo pesquisa realizada pela agência Avenida Brasil, 51% dos webshoppers pertencem às classes C, D e E. No entanto, a internet ainda apresenta muitos obstáculos para quem quer entrar nas estatísticas.

A dificuldade em realizar o pagamento e, principalmente, a insegurança são os principais entraves para que o consumidor de baixa renda se torne um webshopper, segundo o publicitário, sócio-Diretor da agência, Renato Meirelles.

Insegurança é a principal barreira
Meirelles afirma que a baixa renda é naturalmente desconfiada na hora de comprar, seja no varejo convencional seja pela internet. Essa desconfiança parte da possibilidade de contrair dívidas. "Esse consumidor não pode errar", afirma o publicitário. Ele explica que o orçamento apertado no final do mês faz desses consumidores mais cautelosos.

Na web, a situação não é diferente. Meirelles revela que, diante da possibilidade de adquirir um produto em determinado site, esse consumidor pode desistir da compra por alguns motivos já identificados e relacionados à insegurança.

O medo de não poder pagar pelo produto, e acabar contraindo dívidas, é o principal deles. A pesquisa da agência também identificou que a baixa renda teme comprar e não receber o produto, além de fornecer números como o do cartão de crédito.

Para incentivar esses consumidores é preciso barrar essa desconfiança. Para tanto, Meirelles atenta que o varejo, de forma geral, deve dar alternativas. "Esses consumidores precisam de estímulo para consumir".

Dando alternativas
Meirelles lembra que uma forma de incentivar o consumo entre esse consumidor é divulgar os Sistemas de Pagamento On-line e investir mais neles. "Ninguém fala sobre eles, se falassem, ele (o consumidor) iria adorar", ressalta o publicitário.

Esse sistema reúne todas as formas de pagamento existentes no mercado financeiro e faz o contato direto entre o webshopper e o vendedor. Além disso, destaca, é importante verificar as diferenças no comportamento desses brasileiros com relação ao consumo.