• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Microsoft fará versão grátis do Office para bater o Google

Anúncio é feito uma semana depois de rival divulgar o gratuito Chrome OS

Fonte: Folha de S.PauloTags: infomática

A Microsoft divulgou ontem que irá lançar uma versão gratuita do pacote Office no final do primeiro semestre de 2010. Batizada de Office Web, ela poderá ser baixada pela internet contendo o Word (editor de texto), o Excel (planilhas), o PowerPoint (apresentações) e o Notepad (anotações). A versão terá menos recursos que a original, que continuará sendo vendida pela empresa.
Analistas do setor consideraram a iniciativa uma resposta ao Google, que, na semana passada, anunciou o lançamento do Chrome OS, um sistema operacional que competirá com o Windows, da Microsoft, também em 2010.
O modelo de negócio do Google está baseado na venda de anúncios e links patrocinados. Por isso, o software é baixado pela internet gratuitamente. A maior parte da receita da Microsoft provém da venda de licenças de seus programas.
Com o advento dos softwares livres (gratuitos), a Microsoft reagiu anos atrás criando o modelo de negócio Saas (Software como Serviço). Ele se baseia no aluguel dos softwares baixados pela internet.
O Office Web marca um novo estágio da Microsoft porque ele não terá custo. A Microsoft nega que o produto seja uma reação ao Google. "Esse projeto tem a ver com o crescimento da internet e a necessidade de mobilidade das pessoas", afirma Ana Cláudia Alves, gerente de produtos para o Office da Microsoft no Brasil. "Estamos em uma era de convergência tecnológica e precisávamos de um produto nessa linha."
Tom Austin, analista do Gartner, discorda. Para ele, quando o Netscape lançou seu navegador de internet para competir com o Explorer, a companhia não respondeu de forma tão vigorosa. Detalhe: a exemplo do Google, a Microsoft também planeja inserir links patrocinados e anúncios nessa versão do Office Web.
Estima-se que o Google tenha cerca de 15 milhões de internautas usando seus aplicativos gratuitamente, enquanto os clientes que pagam pelas versões completas desses mesmos aplicativos não chegariam a 500 mil. A Microsoft diz que 500 milhões de usuários têm o Office instalado em seus computadores, sendo metade pirata. No Brasil, 92% dos consumidores usam o Office.

Inovações
A Microsoft não prevê perdas financeiras com o Office Web porque ele será oferecido como opção de "mobilidade" para os clientes corporativos, que devem continuar a manter versões completas do software em suas máquinas. Sozinhos, eles respondem pela maior parte da receita da Microsoft. "O Office Web é ideal para quem está em trânsito, usando um equipamento com menos capacidade", diz Alves. "Será um adicional aos clientes corporativos."
Quem baixar o programa poderá acessar os aplicativos em qualquer computador, desde que ele esteja conectado à internet. Ao escrever um relatório, por exemplo, será possível salvá-lo em um servidor da Microsoft e enviar o link por e-mail. "As pessoas no trabalho poderão interferir nesse documento sem que ele seja enviado por e-mail."