• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Serasa: atividade do comércio varejista registra a maior alta anual de 2009

Na análise mensal, o indicador aponta um crescimento de 0,7% no oitavo mês do ano. No acumulado do ano, o crescimento foi de 4,3%.

Fonte: InfoMoneyTags: comércio

A atividade do comércio varejista nacional cresceu 6,3% em agosto, frente ao mesmo mês do ano passado. Esta é a maior taxa de crescimento anual de 2009, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado nesta quarta-feira (3).

Na análise mensal, o indicador aponta um crescimento de 0,7% no oitavo mês do ano. No acumulado do ano, o crescimento foi de 4,3%.

O indicador considera as consultas registradas à base de dados da Serasa Experian de aproximadamente 6 mil empresas comerciais.

Setores
O crescimento anual deve-se, principalmente, aos números do setor de móveis, eletroeletrônicos e informática, que registrou no período um incremento de 13,7%. Tecidos, vestuário, calçados e acessórios também influenciaram nos bons resultados dos últimos 12 meses, com crescimento de 11,7%.

De acordo com analistas da Serasa, o aumento do primeiro segmento deve-se aos impactos positivos da retomada do crédito do consumidor e também pelas isenções tributárias. Já o aumento do setor de Tecidos, vestuário, calçados e acessórios teve um desempenho favorável por conta do inverno e do Dia dos Pais.

Outros setores também apresentaram desempenho positivo em agosto, frente ao mesmo mês do ano passado: veículos, motos e peças (4,5%) e supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (1,1%). Barraram o crescimento do índice os seguintes setores: combustíveis e lubrificantes (-3,2%) e material de construção (-15,4%).

A aceleração da atividade comercial em agosto, frente a julho, foi resultado da alta de 1,4% do setor de combustíveis e lubrificantes. Os setores de construção civil; e móveis e eletroeletrônicos e informática também influenciaram positivamente no resultado, pois registraram crescimentos de 0,8% e 0,7%, respectivamente.

Por outro lado, a queda de 1,9% do setor veículos, motos e peças ajudou a conter a alta do índice. Supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas; e tecidos, vestuário, calçados e acessórios também apresentaram variação negativa em agosto, frente a julho, ainda que pequena, de 0,1%, cada uma.

Acumulado do ano
Passados oito meses de 2009, a atividade do comércio varejista no País acumula alta de 4,3%.

Neste mesmo período, o setor das lojas de móveis, eletroeletrônicos e informática impulsionou o crescimento com alta de 10,1%, seguido pelo segmento de tecidos, vestuários, calçados e acessórios (3%), veículos, motos e peças (2,6%), e hipermercados/supermercados e varejo de alimentos e bebidas (1,2%).

Os segmentos de combustíveis e lubrificantes e material de construção, por sua vez, registraram quedas de 1,7% e de 13,8%, nesta ordem.

Sobre o índice
O indicador do Serasa tem como base o banco de dados da Serasa Experian. A partir da metodologia de cálculo do PIB, apresentada pelo IBGE em 2007, na qual o comércio passou a ser, individualmente, o setor com maior participação na geração do valor adicionado da economia brasileira, respondendo por 11%, a entidade percebeu que é de fundamental importância dispor de mais indicadores, destinados a mensurar a evolução deste setor da atividade econômica do País.