• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Anatel autoriza reajuste do minuto da telefonia fixa em até 5,64%

De acordo com a Anatel, as ligações entre telefones fixo e móveis não terão aumento.

Fonte: InfoMoneyTags: telefonia

Flávia Furlan Nunes

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) autorizou nesta sexta-feira (11) o reajuste das tarifas locais de telefonia fixa em até 5,64% o minuto e em 0,98% a assinatura.


Nos cálculos dos reajustes, que se diferenciam de acordo com a concessionária, foram utilizados o fator X médio 2008/2009 de 3,9% e a variação do IST (Índice de Serviços de Telecomunicações) de maio do ano passado a junho deste ano de 5,07%.

Os atos com as novas tarifas deverão ser publicados no DOU (Diário Oficial da União) e as concessionárias devem dar ampla divulgação dos novos valores em jornais de grande circulação, nas áreas em que atuam, 48 horas antes de praticá-los.

Cada concessionária
Confira abaixo o reajuste para cada concessionária, tanto para a tarifa por minuto quanto para a aplicada nas assinaturas:

Concessionária Reajuste do minuto Reajuste da assinatura Área de atuação
Telemar (Oi) 0,98% 0,98% Parte de MG mais 12 estados brasileiros
Brasil Telecom (Oi) 0,98% 0,98% Parte do Paraná, Tocantins, Goiás, Rio Grande do Sul e mais cinco estados brasileiros
Telesp (Telefônica) 0,98% 0,98% Parte do estado de São Paulo
CTBC Telecom 5,64% - Parte de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul, de Goiás e de São Paulo
Sercomtel 5,52% - Parte do estado do Paraná
Fonte: Anatel

Outras ligações
De acordo com a Anatel, as ligações entre telefones fixo e móveis não terão aumento. Já o reajuste de longa distância nacional não pode ultrapassar 0,98%. Para a modalidade longa distância internacional, ainda não houve solicitação de reajuste pela única concessionária (Embratel), que também não solicitou reajuste na longa distância nacional.

O valor para crédito nos telefones públicos passou de R$ 0,1215 para R$ 0,1225, com imposto e contribuições sociais, o que representa um reajuste de 0,82%. O valor é único para todo o território nacional.

A Anatel ainda informou que decidiu não homologar o reajuste de 0,98% sobre os valores tarifários máximos dos Planos Básicos, locais e de longa distância nacionais, para chamadas envolvendo acessos do Serviço Móvel Pessoal solicitado pelas prestadoras de serviços de telecomunicações.