• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Bancários conseguem 6% e greve termina

Só os funcionários da Caixa devem continuar parados

Fonte: EstadãoTags: greve bancos

Bancários de São Paulo, Osasco, Porto Alegre e Florianópolis de bancos privados, da Nossa Caixa e do Banco do Brasil (BB) aceitaram ontem a proposta de convenção coletiva apresentada na quarta-feira pelos bancos e encerraram a greve iniciada há 15 dias.

Os sindicatos de categoria fizeram assembleias nos 26 Estados e no Distrito Federal. Até o fechamento desta edição, a maioria ainda estava em andamento. Segundo sindicalistas, a tendência era de aprovação da proposta dos bancos, com a volta ao trabalho.

Os funcionários da Caixa Econômica Federal, no entanto, decidiram continuar em greve. A razão foi a falta de avanços nas reivindicações específicas.

As assembleias dos trabalhadores dos bancos privados e do Banco do Brasil seguiram a orientação do Comando Nacional, que defendeu a aprovação da proposta e o fim da greve.

"Pelo sexto ano consecutivo, os bancários conseguiram aumento real de salários, graças à forte greve da categoria", afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Luiz Cláudio Marcolino.

Para o Comando Nacional dos Bancários, houve avanços na proposta dos banqueiros, aprovada ontem. Ela prevê reajuste salarial de 6%, o que representa aumento real de 1,5% em relação à inflação medida pelo variação do Índice de Preços ao Consumidor (INPC) em 12 meses até setembro, data-base da categoria, que foi de 4,44%.

Os bancários reivindicavam reajuste de 10% e a proposta inicial dos banqueiros era de 4,5%.

"A proposta atende em parte as nossas reivindicações e, depois do tempo de greve, acreditamos que o processo negocial chegou ao limite", defendeu o secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Marcel Barros. 

Ele ressaltou que a campanha salarial deste ano resultou na conquista de índice de aumento real maior que a de anos anteriores. "A categoria vinha conseguindo índice de aumento real, em media, 20% acima da inflação. Este ano, o aumento foi 34% superior ao INPC, o que é significativo."

Além disso, Ramos lembrou que, inicialmente, os banqueiros queriam reduzir a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) a 4% do lucro líquido, mas categoria conseguiu "arrancar" proposta que manteve o teto de distribuição em 15% e evitou redução em relação ao que foi pago em 2008.