• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Renda resiste à crise e acumula avanço de 3,6%

Se existem dúvidas quando à melhora do mercado de trabalho como um todo, o mesmo não ocorre com o rendimento.

Fonte: Folha de S.PauloTags: economia

Se existem dúvidas quando à melhora do mercado de trabalho como um todo, o mesmo não ocorre com o rendimento. De janeiro a setembro deste ano, a renda cresceu 3,6%, mais do que os 3,2% do mesmo período de 2008. Em setembro, desacelerou-se e subiu 0,6% ante agosto (0,9%).
Para especialistas, o rendimento se manteve aquecido ao longo da crise graças à inflação mais baixa neste ano e ao reajuste real do salário mínimo -indexador de boa parte das remunerações.
Segundo Cimar Azeredo Pereira, gerente da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, o avanço da renda em relação a setembro de 2008 (1,9%) é o dado mais positivo da pesquisa e revela que o indicador resistiu à crise.
Apesar da turbulência, o rendimento praticamente igualou o de 2002, ano que marcou o início da profunda recessão detonada pelas eleições presidenciais. Em 2003 e 2004, a queda da renda foi tão aguda que até agora ele não havia se recomposto.
Para Fábio Romão, da LCA, o rendimento deve se manter aquecido com a perspectiva de melhora da economia no último trimestre.
Mesmo com o modesto crescimento do emprego, a massa salarial subiu 2,8% em setembro e será um motor do consumo no fim do ano.
Economista da Fecomércio-RJ, Cristian Travassos afirma que o Natal de 2009 será 10% melhor do que o de 2008. A renda em alta desempenha papel importante nessa fase de recuperação.
Foi a renda em expansão, diz, que permitiu o crescimento do varejo, sustentado pelo consumo de bens de menor valor que não necessitavam de financiamento.