• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Teto de inflação será de 4,5% em 2012

Meta foi estipulada por CMN que definiu ainda TJLP de 6% ao ano.

Fonte: Diário do ComércioTags: inflação

 

O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu  ontem fixar em 4,5% a meta de inflação para 2012, com variação de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Ficou acordada ainda a manutenção em 6% ao ano da taxa de juros de longo prazo (TJLP), válida de 1º de julho a 30 de setembro. Ela é usada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para remunerar os financiamentos liberados  ao setor produtivo.

A meta de inflação definida pelo CMN tem de ser cumprida pelo Banco Central (BC). Quando isso não acontece, a autoridade monetária precisa informar, por carta, ao Ministério da Fazenda, os motivos. Vale destacar que a meta estipulada tem sido mantida desde 2005.

Antes mesmo do CMN oficializar a decisão sobre a inflação, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, já havia sinalizado que ela seria de 4,5% em 2012. "Acho que vai ser isso mesmo, mas preciso ver o que os meus colegas de CMN acham", disse ao chegar ao Ministério da Fazenda, onde ocorreu a reunião.

"É a meta que tem permitido manter a inflação sob controle e a expansão da economia, sem colocar o BC em uma saia justa ou camisa de força", disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao deixar o encontro. Segundo ele, o País deve registrar inflação um pouco acima da meta neste ano, em torno de 5%, mas, em 2011, ela deve retornar ao centro do que foi estipulado.

Em relação ao crescimento acelerado, o ministro disse que a economia está se expandindo em um ritmo saudável. "Não há superaquecimento. A economia caminha para um ritmo saudável, com crescimento em torno de 6%."

TJLP – Com período de vigência de um trimestre, a TJLP é calculada a partir dos seguintes parâmetros: meta de inflação e risco-país, que indica a situação da nação no mercado financeiro. Ela é fixada pelo CMN e divulgada até o último dia útil do trimestre imediatamente anterior ao de sua vigência.