• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

O BC poderá elevar os juros para menos que 12% ao ano

Para o economista-chefe da LCA Consultores, Bráulio Borges, a desaceleração da inflação abre espaço para alta menor da taxa de básica de juros (Selic).

Autor: Marcelo RehderFonte: EstadãoTags: juros

Para o economista-chefe da LCA Consultores, Bráulio Borges, a desaceleração da inflação abre espaço para alta menor da taxa de básica de juros (Selic).


O que chamou a atenção nos dados do IPCA zerado de junho?

O mais interessante é que não foi devido a um ou outro produto. A desaceleração da inflação cheia do IPCA foi acompanhada por uma desaceleração importante também das medidas de núcleo. A média simples, que estava em 0,59 ponto porcentual em maio, caiu para 0,35. Ou seja, houve uma desaceleração relativamente generalizada entre vários produtos.

Por que isso é importante?

Sinaliza uma tendência de convergência ao centro da meta de inflação de 4,5% mais rápido que muitos analistas imaginavam, o que tem implicações do ponto de vista de política monetária. Alguns analistas que projetavam um IPCA de 6% no ano, começaram a revisar suas projeções para 5,4%, 5,5% ,

Qual é a implicação na política monetária?

Em seu último relatório de inflação, o Banco Central mostrava que, com a Selic subindo para 12% ao ano, a inflação saia de 5,3% este ano para 4,6% no próximo ano. Agora, se a inflação de 2010 fechar em 5%, por exemplo, será mais fácil chegar a 4,6% em 2011. Isso indica que o BC poderá elevar os juros para menos que 12%.

Qual a sua expectativa de alta na Selic?

A gente acha que duas altas de 0,75 ponto porcentual, com a Selic chegando a 11,75%, já é suficiente para levar a inflação para o centro da meta no ano que vem.