• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Brasil: 96% da população não é consciente em relação ao consumo

Quando se trata de gênero, as mulheres são mais comprometidas do que os homens.

Fonte: InfoMoney

 O consumo responsável ainda não é um hábito comum dos brasileiros. Segundo pesquisa O Observador Brasil, promovida pela Cetelem, 96% da população não é consciente em relação ao consumo.

As perguntas realizadas para a pesquisa avaliam 13 comportamentos em certas situações, dentre eles, se a pessoa deixa lâmpada acesa em ambiente vazio, se fecha a torneira enquanto escova os dentes, se separa o lixo, se utiliza o verso do papel utilizado, se planeja compra se roupas.

O grupo de indiferentes adota, no máximo, dois comportamentos. Já os conscientes seguem de 11 a 13 comportamentos, enquanto os iniciantes adotam de três a sete comportamentos responsáveis e os comprometidos, de oito a dez.

Grupos
De acordo com a pesquisa, apenas 4% dos entrevistados fazem parte do grupo de conscientes. Já os comprometidos representam 20% dos participantes da pesquisa.

Os que adotam entre 3 e 7 comportamentos responsáveis somam 65% dos entrevistados, enquanto os chamados de indiferentes correspondem a 11% dos consumidores.

Classes, gênero e regiões
Ainda segundo a pesquisa, as classes D e E são as que mais apresentam consumidores indiferentes e iniciantes. A classe C apresenta resultados semelhantes aos das camadas A e B, nas quais os consumidores são mais comprometidos e conscientes.

Quando se trata de gênero, as mulheres são mais comprometidas do que os homens. Contudo, em outros grupos de consumo, não há diferença significativa entre os dois.

Já em relação à região, o Nordeste e o Sul apresentam o maior número de consumidores indiferentes, enquanto no Sudeste eles são mais comprometidos. Os iniciantes estão distribuídos de forma uniforme entre as regiões.

Consumo
No grupo de consumidores conscientes, 94% afirmaram que provável ou certamente vão aumentar as economias nos próximos 12 meses. Segundo a pesquisa, esse percentual reduz conforme os grupos e chega a 70% entre os consumidores indiferentes.