• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Apostar na criatividade dá bons resultados para os negócios

A criatividade pode ajudar micro e pequenas empresas a competir num mercado cada vez mais concorrido.

Autor: Mariana FloresFonte: Portal SebraeTags: empresarias

A criatividade pode ajudar micro e pequenas empresas a competir num mercado cada vez mais concorrido. O investimento em modelos de negócios diferenciados passa por todas as etapas do processo produtivo, da concepção à venda, e pode ser utilizado em qualquer segmento. O administrador Ricardo Luiz Rocco percebeu que a prestação do serviço de higienização de colchões seria algo criativo e com mercado no Brasil.

Com 20 anos de experiência como executivo de multinacionais, Ricardo deixou o emprego em uma delas, há três anos, e decidiu abrir o próprio negócio. Após intensa pesquisa no mercado internacional, resolveu investir em algo diferente. Abriu uma pequena empresa que é a única licenciada no País para operar com o serviço da norte-americana Hygienitech, que faz limpeza a seco e por sucção dos ácaros (insetos invisíveis a olho nu) após matá-los por meio de raios ultravioleta.

 “Tenho um trabalho duplo. Além de difundir a marca, preciso criar o conceito e a cultura do serviço de higienização. Ao mesmo tempo que meu negócio possui risco maior, o retorno também pode ser grande se a ideia for bem aceita pelos consumidores brasileiros”, afirma Ricardo.

Criatividade é negócio

Com tanta oferta de serviços e produtos no mercado, a saída para ganhar o consumidor é realmente oferecer um produto diferenciado. Introduzir o conceito de criatividade nos negócios é uma mudança de paradigma, como ressalta o gerente da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia (UAIT) do Sebrae, Edson Fermann. “Temos que pensar que criatividade é negócio”, assinala.

A criatividade é o caráter imaterial e intangível dos bens, segundo observa o presidente do Núcleo de Gestão do Porto Digital, Francisco Saboya. “A sociedade urbana quer consumir aquilo que é feito pela criação. Por exemplo: não há muita diferença nas funções de um celular ou de outro, no entanto os consumidores pagam melhor para ter o que é mais criativo”, afirma Saboya.