• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Empresas: 79% acreditam que as vendas terão crescimento em 2010

As contratações também devem registrar aumento, com 58%.

Autor: Karla Santana MamonaFonte: InfoMoney

 Os empresários brasileiros estão otimistas com o desempenho das empresas  em 2010. Um estudo realizado pela Amcham (Câmara Americana do Comércio) aponta que 79% acreditam que as vendas apresentarão crescimento, na comparação com 2009.

Com o aumento das vendas, 64% dos entrevistados disseram que o lucro também crescerá, frente a 2009. Apenas 10% declararam que haverá baixa e 27% disseram que manterá no mesmo patamar.

Sobre os investimentos, 55% afirmaram que haverá alta no confronto com o ano anterior. Já 37% indicaram estabilidade e 8% queda.

Para a maioria das empresas (56%), também será registrado aumento no número de funcionários, enquanto 34% mantiveram seu quadro e 10% reduziram, na comparação com o ano anterior.

Motivos
Como principais fatores internos do desempenho das empresas, os entrevistados destacaram a equipe de profissionais da empresa, com 82%, além das condições financeiras de investimentos, com 65%.

Eles citaram, ainda, a qualidade e inovação dos produtos (44%), os programas de competitividade e redução de custos (42%), a tecnologia (33%) e o marketing mix (comunicação, promoção, entre outros), apontado por 32%.

Já entre os fatores externos, 62% dos empresários disseram o aumento da concorrência e competitividade do mercado interno, seguidos pelo aumento da oferta de emprego e mudanças de hábitos da sociedade, com 49% e 33%, respectivamente.

Os empresários acrescentaram a concorrência de mercados estrangeiros, como China e Índia, indicado por 30%. O Risco Brasil foi citado por 15% e a estagnação de mercados estrangeiros, como Europa e EUA, foi lembrado por 11%.

Expectativa para 2011
Em relação ao cenário futuro, os empresários também estão otimistas, já que 87% acreditam que as vendas apresentarão expansão, na comparação com 2010. Em relação ao lucro, 75% disseram que haverá crescimento.

Os entrevistados estimam que irão investir mais no próximo ano, indicado por 63%. As contratações também devem registrar aumento, com 58%.

Economia brasileira
Os dados apontam ainda que os empresários acreditam que a economia brasileira em 2011 apresentará indicadores positivos, 57% disseram que a inflação registrará estabilidade, assim como o câmbio, indicado por 61% e os juros (46%).

Sobre o PIB (Produto Interno Bruto), 64% das empresas afirmam que haverá expansão no próximo ano, no confronto com 2010.

Sobre a pesquisa
O levantamento foi realizado com empresas associadas à Amcham entre os dias 16 e 29 de setembro. Foram feitas 500 entrevistas com empresas de pequeno, médio e grande porte.