• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Setor de franquias se expande de forma acelerada no País

Situação e perspectivas do segmento serão debatidas durante a 10ª Convenção ABF do Franchising; Sebrae é um dos apoiadores do evento

Fonte: Portal Sebrae

 

O sistema de franquias (franchising) no País vem crescendo a taxas superiores ao PIB nos últimos anos. Em 2009, por exemplo, o faturamento do setor aumentou quase 15%. A expectativa para 2010 é de que esse faturamento cresça 18,7%.

Os setores relacionados com acessórios pessoais e calçados e alimentação são os que mais evoluem em termos de faturamento, redes e número de lojas. E o bom momento da economia nacional abre espaço para mais franquias no Brasil.

Temas relacionados ao segmento estarão na pauta da 10ª Convenção do Franchising, a ser realizada de 17 a 21 de novembro em Salvador pela Associação Brasileira de Franchising(ABF). O Sebrae é um dos apoiadores do evento, cujo lema é: "uma década de conquistas, com o Brasil, um futuro cada vez mais promissor".

São esperados cerca de 600 participantes. O tema "internacionalização de franquias" será um dos principais nas mesas redondas do dia 19. Especialistas e consultores renomados serão palestrantes e painelistas.

Bom começo

Franquia pode ser uma estratégia interessante para empreendedores que queiram iniciar negócio com maior segurança sem ter de começar tudo do zero. Eles assumem o papel de franqueados. Para quem concede o direito de explorar a marca (franqueador) pode ser o caminho para expandir negócios.

O sistema de franquia, portanto, atende aos anseios dos dois lados: do franqueador, que vende a licença e cede o direito de explorar sua marca ou patente, infraestrutura, conhecimento e distribuição de produtos ou serviços; do franqueado, que entra no mercado com marca reconhecida, podendo, inclusive, utilizar o conhecimento acumulado, tecnologia e ferramentas administrativas da matriz.

“O setor de franquias tem crescido exponencialmente nos últimos anos, superando o próprio crescimento do PIB do País. Isso se deve entre outros fatores à boa situação econômica, que aumentou o poder de compra dos brasileiros e, consequentemente, impulsionou a busca por investimentos”, afirma Ricardo Bomeny, presidente da ABF.

Expansão

De acordo com a ABF, no ano passado o setor alcançou um faturamento de R$ 63 bilhões, o que representou um crescimento de 14,7% em relação ao ano anterior. Além disso, 264 novas redes surgiram no mercado, um aumento de 19,1%, totalizando 1.643 marcas associadas à ABF.

Já o número de unidades (pontos-de-venda de serviços ou produtos), saltou de 71.954 para 79.988, um aumento de 11%. Essa expansão resultou na abertura de 72 mil novos postos de trabalho. O setor é responsável hoje por mais de 700 mil empregos diretos. 

Crescimento por segmento

Segundo dados da entidade, em 2009 o segmento que mais cresceu em faturamento, comparado com o ano anterior, foi o de acessórios pessoais e calçados (41%), seguido pelo vestuário (37,5%), informática e eletrônica (28,9%) e hotelaria e turismo (24%).

Outro parâmetro, que aponta o desenvolvimento do mercado de franquias no País, é o número de novas redes: hotelaria e turismo (alta de 33%); acessórios pessoais e calçados (30%); revenda e aluguel de veículos (25,9%); e alimentação (24%). A quantidade de lojas confirma a tendência: acessórios pessoais e calçados (expansão de 23,5%); alimentação (22%); móveis, decorações e presentes (21,8%); e veículos (19,5%).

Sebrae

O Sebrae é parceiro das empresas franqueadas e franqueadoras há seis anos. A principal realização nesse segmento é o Programa Sebrae de Franquias, que oferece soluções para franqueados e franqueadores. “Esse programa analisa a franqueabilidade tanto para a empresa que quer se tornar franqueadora, como aquela que deseja ser franqueada”, explica Aníbal Sales Bastos, analista da Unidade de Acesso a Mercados (UAM) do Sebrae.

Na 10ª convenção ABF do Franchising, a instituição estará participando com estandes, onde serão apresentados quatro produtos: Sebrae Mais (programa voltados às empresas avançadas); Clickmarketing (ferramenta gratuita, que possibilita o desenvolvimento de plano de marketing para micro e pequenas empresas); Bolsa de Negócios; e Projeto Comércio Brasil (que aproxima empresas compradoras das MPE).

No momento, o Sebrae está realizando dois projetos-piloto visando a implantação de incubadoras de franquias no País. Eles ocorrem em Campo Grande (MS) e Ribeirão Preto (SP). “A ideia é lançar uma incubadora na próxima edição da feira da ABF, em abril de 2011”, informa Aníbal. Essa iniciativa é uma das ações previstas no convênio firmado entre o Sebrae e a ABF.