• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Pequenas e médias empresas despertam para ISO 9001

As empresas não devem encarar a certificação apenas como a obtenção de um diploma

Fonte: Revista IncorporativaTags: empresarias

Engana-se quem pensa que ISO 9001 é apenas para grandes empresas e multinacionais. Hoje, as pequenas corporações estão investindo cada vez mais em sistemas de gestão para gerir a organização e melhorar continuamente o desempenho.

Prova disso são os números da DQS do Brasil (Associação Alemã para Certificação de Sistemas de Gestão). Do início do ano até agora, a empresa teve um aumento de 70% em certificações da ISO 9001 para PME se comparado com o mesmo período do ano passado.

Até mesmo em períodos de crise, como ocorreu em 2008, as empresas buscaram a certificação. E aquelas que já tinham um Sistema de Gestão tiveram mais facilidades para lidar com as dificuldades da época.

“Uma corporação que tem uma gestão sistematizada enxerga diferentes caminhos”, explica a CEO da DQS do Brasil e América do Sul, Dezée Mineiro.

Benefícios

São diversas as vantagens em investir na certificação ISO 9001. As principais são o estabelecimento de processos eficazes, gestão com sistemática, mais objetividade e rastreabilidade, a valorização da marca perante o mercado, além da redução de erros e melhoria contínua. Consequentemente, há melhora na satisfação dos clientes e diminuição de custos.

“A certificação é a comprovação de tudo o que a empresa fez e implementou. Trata-se de um certificado que não é somente conhecido e atestado pela própria empresa, mas por um organismo independente e de reconhecimento e credenciamento mundial, como é o caso da DQS”, diz a CEO da DQS do Brasil e América do Sul.

Dezée Mineiro ressalta, porém, que as empresas não devem encarar a certificação apenas como a obtenção de um “diploma”.

“Desta forma, não vale a pena implementar um Sistema de Gestão. É preciso que o foco do trabalho seja no resultado e nos benefícios, como os de uma gestão eficaz, satisfação dos envolvidos e também os financeiros.”
Sobre a DQS

Fundada em 1985, a DQS - Deutsche Gesellschaft zur Zertifizierung von Managementsystemen (Associação Alemã para Certificação de Sistemas de Gestão) é sinônimo de confiança e credibilidade em certificação.

Uma das líderes do mercado e presente em 44 países a empresa foi constituída exclusivamente para certificar Sistemas da Qualidade em conformidade com os requisitos das normas ISO série 9000 e outras de igual relevância.

Mantida por sócios como DIN (Instituto Alemão para Normalização) e DGQ (Associação Alemã para Qualidade), entre outras entidades de classe, a DQS conquistou credibilidade durante esses anos graças a seu trabalho e foi escolhida por milhares de empresas em todo o mundo como entidade certificadora.

Em agosto de 1994 foi fundada a DQS do Brasil, uma subsidiária genuína da DQS, que é responsável pela coordenação das certificações no Brasil e nos países vizinhos. Para atender empresas que solicitem um "joint audit", a DQS mantém acordos operacionais com várias certificadoras de outros países ao redor do mundo.

Com cerca de 1.850, a DQS certificou até hoje mais de 43.000 empresas. Em muitos casos, foi pioneira e recebeu, como primeira certificadora, o credenciamento para determinados produtos.

Fazendo jus a seu pioneirismo, foi a primeira certificadora a receber o credenciamento para QS-9000 no Brasil e na Alemanha, e fez parte do primeiro grupo a receber o credenciamento ISO 14001.

Entre os serviços da DQS estão certificações de:

- Gestão de Qualidade (ISO 9001:2000)
- Gestão Ambiental (ISO 14001:2004)
- Segurança e Saúde Ocupacional (OHSAS 18001)
- Segurança da Informação (ISO/IEC 20000-1:2005 e ISO/IEC 27001:2005 - ISMS)
- Auditoria de Gestão Integrada
- Responsabilidade Social (SA 8000)
- Indústria Automotiva (ISO/TS 16949:2002, VDA 6.1/6.2/6.3/6.4 e KBA)
- Segurança de Alimentos (BRC, HACCP, ISO 22000:2005 e IFS) 
- Dispositivos Médicos (ISO 15378:2006, Medical Device, ISO 13485, Marcação CE) 
- Transportes (Processo VERIFICAR, SASSMAQ, TRANSQUALIT)
- Outras: GMP, ONA e SMP