• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Número de cheques devolvidos recua 13,03% em janeiro

Na comparação com janeiro de 2010, o volume foi 16,60% menor.

Fonte: IN - Investimentos e Notícias

O número de cheques devolvidos registrou 1.447.405 em janeiro, uma queda de 13,03% em relação ao volume de dezembro, de acordo com dados da Equifax, líder mundial em informação e inteligência para decisão e gestão empresarial.

Na comparação com janeiro de 2010, o volume foi 16,60% menor. Na comparação por dias úteis, o resultado de janeiro foi 4,75% inferior ao do mês anterior e, 17,71% inferior ao de janeiro de 2010.

Alcides Leite, consultor do Centro de Conhecimento da Equifax, explica que a redução sazonal nas vendas do comércio e o aumento da renda, com os pagamentos de 13º salário e férias, contribuíram para a melhoria da capacidade de adimplemento das famílias e a consequente queda no volume de cheques devolvidos em janeiro. "Para os próximos meses, os recentes aumentos das taxas de juros devem contribuir para um possível aumento da inadimplência", estima o consultor.

Quanto ao volume de títulos protestados, os dados mostram que, em janeiro, houve um aumento de 1% frente a dezembro e uma queda de 9,86%, em relação a janeiro de 2010. Na comparação por dias úteis, o resultado de janeiro foi 10,61% superior a dezembro e 14,15% inferior a janeiro de 2010.

O modesto crescimento do volume de títulos protestados em dezembro deve-se principalmente ao aumento das taxas de juros, que afetou negativamente a capacidade de pagamento das pessoas jurídicas. "Nos próximos meses, o volume de protestos tende a permanecer ascendente", reforça Alcides Leite.

Em janeiro, foram registrados 698.997 protestos, contra 692.109 registrados em dezembro e 775.447 registrados em janeiro do ano passado.