• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Observações para o home office

Consultor em gestão empresarial e especialista em comportamento humano, Cesar Pancinha, destaca ações que fazem a diferença no trabalho a distância

Fonte: Revista IncorporativaTags: empresariais

É verdade que o funcionário, produzindo via home office, pode se distrair com questões da rotina doméstica. É verdade, também, que ele pode se sobrecarregar das atividades, extrapolando a jornada de trabalho. 

Além de aprender a lidar com a administração do tempo, das tarefas, da disponibilidade para a comunicação com a empresa via tecnologia, da disciplina e do isolamento social, existe um equilíbrio ideal para conciliar produtividade e convívio familiar. Nesse contexto, o consultor em gestão empresarial e especialista em comportamento humano da CAPC, Cesar Pancinha, relaciona cinco atitudes para a rotina de trabalho a distância. São elas: 

1 – Tenha uma rotina de horários bem estabelecidos. Defina um horário de trabalho. Coloque o despertador, acorde, vista-se e vá trabalhar. Em casa, de pijama, não há foco que resista. Lembre-se que não somos ilhas e que a qualquer momento podemos ser chamados para uma reunião, entrevista, confcall ou videoconferência. Não se deixe pegar desprevenido. O relaxamento leva à acomodação. 

2 – Se possível, tenha um número de telefone comercial separado da sua residência. Às vezes, um celular não basta. Alguns clientes ou supervisores podem querer falar por um telefone fixo e, se o seu for o de casa, não há necessidade de exposição da família às questões profissionais. 

3 – Escolha um local e batize-o de escritório. Um quarto não usado, a garagem, um mezanino, um canto da sala etc. Esse é o seu local de trabalho. Assim, você demarca o território, respeita o seu espaço “home” e todos, além de você mesmo, respeitam o seu espaço “office”. 

4 – Reduza as interrupções. Quando se trabalha como empregado, as interrupções são inevitáveis. Trabalhando em casa, como empresário ou como empregado, elas também o serão. A diferença é que não se limitarão aos seus pares, chefes ou subordinados, mas a também a vizinhos, amigos e familiares. Algumas pessoas podem não compreender que você não está em férias, mas trabalhando em casa. Ao invés de fingir que não está, atenda aos visitante e informe, educadamente, que está em horário de expediente e, aos poucos, eles compreenderão que não convém interrompê-lo. 

5 – Deixe claro para a sua família qual é o seu horário de trabalho, e que ele não permite acomodar atividades domésticas. Esses afazeres devem ficar para os seus períodos apropriados para que não prejudiquem a sua atividade. 

Além das dicas, Cesar Pancinha mostra que o grande destaque é evitar a tentação de trabalhar nos horários de convívio com a família, ou vice-versa. ”Misturar as estações é extremamente nocivo tanto para o convívio familiar como para a eficácia do trabalho”, finaliza.