• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

O próximo episódio do outsourcing

Essa tendência não se restringe ao nosso país, podendo ser observada em quase todo o mundo.

Nunca o setor de serviços, principalmente outsourcing, teve tanta importância no mercado brasileiro. São vários os motivos para o avanço da terceirização, a começar pelo crescimento econômico, passando pela crescente necessidade de profissionais capacitados em áreas que exigem conhecimento específico, a Lei 11.638/07, que estendeu às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras, e culminando com dois aspectos fundamentais: economia e possibilidade de as empresas que contratam terceiros para proversuas atividades-meio dedicarem-se de modo mais pleno ao seu core business.

 

Essa tendência não se restringe ao nosso país, podendo ser observada em quase todo o mundo. Podemos notar isso em um novo seriado da TV norte-americana, intitulado Outsourced, exibido no Brasil em canal por assinatura. A série trata de uma empresa dos Estados Unidos que transfere todo o seu serviço de call center à Índia, para onde um profissional coordenador de equipes de atendimento têm de se mudar para continuar trabalhando. A série evidencia as diferenças culturais sob o ponto de vista de como elas têm impacto sobre os negócios e exigem flexibilidade e capacidade dos gestores para a sua adequada administração.

Esquecendo o bom humor contido na interação cotidiana de um executivo norte-americano no contexto de uma cultura que não conhece, a série suscita uma reflexão importante: o crescimento do outsourcing somente será sustentável a longo prazo se for agregado à prestação de serviços de muita qualidade pelas empresas do setor. Contudo, tamanho nível de excelência é inviável sem que estas procurem conhecer de modo aprofundado a cultura e o negócio de seus clientes, bem como a realidade dos mercados em que atuam e até mesmo as peculiaridades regionais dos locais onde estejam fisicamente instalados. Trata-se de efetiva parceria!

Sem dúvida, as empresas de outsourcing que já atendem a tais requisitos estão ganhando terreno neste bom momento vivenciado pelo mercado e no contexto de uma economia em que a terceirização soma-se aos diferenciais competitivos das organizações contratantes, que podem dedicar pleno foco à sua atividade-fim. Contudo, nos próximos episódios da inexorável realidade do mundo dos negócios, as terceirizadoras, em todos os ramos, que não entenderem as essências de parceria e conhecimento, inerentes à nossa atividade, poderão somar-se às desventuras da incompatibilidade cultural do personagem da série Outsourced...