• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Uso da internet no Brasil estagnou nos últimos 3 anos, diz pesquisa

Dados da F/Radar apontam crescimento de apenas 4 pontos percentuais entre 2008 e 2011

Autor: Georgia JordanFonte: Nic.Br

O uso da internet no Brasil entre a população acima de 16 anos está estagnada por volta de 50%, segundo a pesquisa F/Radar, feita pela F/Nazca em parceria com o Datafolha. De acordo com o estudo, a penetração de usuários com costume de acessar a internet passou de 47% em março de 2008 para 51% em abril deste ano.

O acesso à rede em casa, no entanto, cresceu 8 pontos percentuais no período para 29%, superando pela primeira vez o acesso em lan houses, que caiu de 29% para 26%. Para Rafael Camilo, planner da F/Nazca, isso explica em parte crescimento limitado de internautas no país, uma vez que o número de pontos de acesso aumentou pouco no período. “Internet virou sinônimo de banda larga, que ainda é restrita às classes A e B”, afirmou.

Segundo o estudo, a penetração da banda larga fixa saltou de 12% para 31% da população, mas apenas 26% disso se refere às classes C, D e E. Já o uso da internet móvel ainda é restrito no Brasil, com penetração de apenas 11%.

Para o gerente do Centro de Estudos sobre Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), Alexandre Barbosa, isso deve mudar com o Plano Nacional de Banda Larga e o barateamento dos serviços e equipamentos. “A tendência é de expansão”, disse, lembrando que a massificação da banda larga no país depende de uma série de fatores políticos, sócio-econômicos e tributários. “Se nada mudar, é difícil expandir”, afirmou.

A pesquisa anual do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), elaborada pelo Cetic.br, aponta uma penetração menor do uso da internet, de apenas 41% em 2010 ante 34% registrados em 2008. Embora ambas as pesquisas definam o internauta como um usuário que acessou a internet nos últimos três meses, o estudo do CGI.br abrange a população de mais de 10 anos, enquanto a pesquisa F/Radar leva em conta usuários acima de 16 anos.