• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Quase 60% das empresas do País já adotam práticas sustentáveis

O estudo revela ainda que 12% realizam iniciativas sustentáveis não integradas ao negócio

Autor: Eliane QuinaliaFonte: InfoMoney

As empresas  brasileiras estão adotando cada vez mais práticas sustentáveis. Ao menos é isso o que aponta um recente levantamento da Amcham-SP.

De acordo com o estudo divulgado durante a entrega do Prêmio ECO 2011, quase 60% das companhias localizadas no País relataram já ter incorporado às suas operações algum tipo de ação sustentável.

“Essa consciência cada vez maior por parte dos empresários e é o que realmente move asustentabilidade adiante”, declarou o CEO da Amcham, Gabriel Rico, ao apresentar os destaques da sondagem.

Demais empresas

Já para as demais empresas, a sustentabilidade é considerada relevante, mas sua integração ao negócio ainda é incipiente, afinal, somente 17% analisam a possibilidade de implementar projetos nessa área e 14% desenvolvem ações sociais e ambientais com foco em comunidades - do entorno ou não.

O estudo revela ainda que 12% realizam iniciativas sustentáveis não integradas ao negócio, em que declaram sentir a necessidade dessa integração.

Ações adotadas

Entre as principais, destacam-se principalmente, por exemplo, aquelas que visam reduzir os impactos ambientais causados por tais empresas, com 18% dos votos, a ética corporativa (17%) e a incorporação do tema aos sistemas de gestão (10%).

A preocupação com clientes e gestores, entretanto, costuma aparecer na sequência, com 10% dos votos, sendo seguida pela governança corporativa (9%) e pelos relatórios de sustentabilidade, com 8%.

Os reais motivos
Mas engana-se quem imaginar que o envolvimento de uma empresa com tal prática costuma ocorrer unicamente para fins ecológicos.

Segundo o próprio estudo, a maioria dos empresários consultados é categórica ao afirmar que a sustentabilidade traz vantagens comerciais, especialmente no que diz respeito à imagem.

A afirmação foi feita por 32% dos executivos entrevistados. Já outros 26%, no entanto, defendem a melhoria do capital humano e o aprendizado organizacional como principais valores agregados do negócio.

Outros itens apontados pelo levantamento foram o aperfeiçoamento da gestão, mencionado 18% dos profissionais, a minimização dos riscos (7%) e o aumento nas vendas e margens (4%).

Pesquisa
A pesquisa avaliou a opinião de 76 executivos de empresas associadas de variados portes e setores da economia entre os dias 4 e 25 de novembro.