• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Inadimplência de empresas cresce 32,5%

Segundo a Serasa, resultado reflete alta de custos com inflação

Autor: Paulo JustusFonte: Jornal O Globo

A inadimplência entre as pessoas jurídicas cresceu 9,8% em novembro, na comparação com outubro, de acordo com o indicador da Serasa Experian divulgado ontem. Em relação a novembro de 2010, o crescimento foi de 32,5%. De acordo com Carlos Henrique de Almeida, economista da Serasa, o resultado de novembro reflete em parte a alta dos custos causada pela inflação e ainda o aumento dos custos com capital de giro.

O economista lembra que o aumento do calote entre as empresas também segue o das pessoas físicas: em novembro, o indicador registrou alta de 1,9% ante outubro e de 17,4% sobre o mesmo mês do ano passado. Apesar da alta, Almeida afirma que o crescimento em 2011 deve acompanhar a expansão do crédito no ano, estimada em 17,5% pelo Banco Central. Segundo ele, é possível que a inadimplência do consumidor cresça "levemente" acima do ritmo de expansão do crédito.

Para o economista da Fecomercio-SP, Fábio Pina, apesar dos aumentos no indicador absoluto medido pela Serasa, o nível de endividamento das famílias está sob controle.