• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Na segunda semana do ano, inflação é maior desde maio de 2011, mostra FGV

Dentre os sete grupos analisados, quatro apresentaram acréscimos maiores em suas taxas de variação na última semana.

Autor: Viviam Klanfer NunesFonte: InfoMoney

A inflação medida pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) acelerou e encerrou a segunda semana de janeiro em 0,97% - o resultado é 0,04 ponto percentual maior que o registrado na semana anterior, terminada no dia 07 de janeiro, que foi de 0,93%.

A variação, calculada pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e divulgada nesta segunda-feira (16), é a maior desde a segunda semana de maio de 2011, quando o índice registrou variação de 1,09%. Dentre os sete grupos analisados, quatro apresentaram acréscimos maiores em suas taxas de variação na última semana.

As acelerações foram observadas em Educação, Leitura e Recreação (1,38% para 2,37%), Transporte (0,61% para 0,72%), Despesas Diversas (0,14% para 0,20%) e Habitação (0,25% para 0,28%).

De acordo com a FGV, as principais contribuições para o acréscimo registrado nas taxas desses grupos partiram dos itens como: cursos formais, de 2,07% para 3,80%; tarifa de ônibus urbano, de 0,53% para 1,19%; alimento para animais domésticos, de -0,24% para 0,76%; e tarifa de telefone fixo residencial, de 0,34% para 0,72%.

Outros grupos
Na contramão, os grupos Alimentação (1,92% para 1,76%), Vestuário (0,55% para 0,28%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,65% para 0,56%) mostraram decréscimo em suas taxas de variação. No primeiro caso, a principal pressão veio de carnes bovinas (4,07% para 2,08%) e no segundo foram as roupas (0,68% para 0,01%).

Em Cuidados Pessoais, o destaque da semana ficou com artigos de higiene e cuidado pessoal, de 1,17% para 0,92%.