• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Criação de valor empresarial

É comum encontrarmos grandes empresas (as de pequeno porte são piores ainda), sendo administradas por profissionais com pouco ou nenhum conhecimento sobre finanças.

Conheço diversos modelos criados para medir a estrutura de ganho de capital, mas os próprios balanços apresentados pelas empresas contemplam variáveis que numa visão numérica até parecem serem reais e verdadeiros, mas no mérito da questão, nem sempre uma empresa com lucro real e de grande monta, necessariamente consolida a sua liquidez e a manutenção de sua existência no mundo dos negócios.

Com esta ênfase, faço as minhas considerações sobre o cenário atualmente vivido pelas nossas empresas, sempre com o olhar fixo e temporal, tendo em vista um acompanhamento mais gerencial da saúde das empresas.

Os modelos utilizados pelas instituições financeiras, nas suas análises, são antigos e não amparados por indicadores seguros e confiáveis, e mesmo com toda essa defasagem os limites de crédito são atribuídos, muitas das vezes, somente pelo lucro que essas empresas/clientes têm obtido, mas não em função da análise do longo prazo e dos mercados que essas empresas pretendem alcançar.

O tema "criação de valor empresarial" deve ser analisado levando-se em consideração um conjunto de variáveis, todos sob o enfoque dos modelos já operados pelas corporações que já contabilizam nos seus balanços um crescimento sustentável e baseado em indicadores transparentes e de fácil interpretação.

Acredito que um dos pontos mais importantes a ser analisado, sobre as possíveis razões para tão poucas empresas brasileiras de capital aberto criarem valor é exatamente o perfil de gestão adotado pelas empresas. É comum encontrarmos grandes empresas (as de pequeno porte são piores ainda), sendo administradas por profissionais com pouco ou nenhum conhecimento sobre finanças.

Outro ponto a ser destacado se refere ao planejamento empresarial, pois é comum a prática de um conjunto de ações e metas sempre com a visão de curto prazo, sem que a empresa vá um pouco mais além, adotando uma postura mais de longo prazo, sobretudo com relação aos seus investimentos.

Destaca-se, por fim, a falta de transparência e lealdade das empresas para com os seus sócios e/ou acionistas, sendo talvez o ponto crucial na perda de sua credibilidade no mundo dos negócios, e com isso, não conseguem sobreviver por muito tempo nessa dinamicidade estabelecida pelos mercados atuais e, principalmente, no avanço crescente de empresas voltadas à realização de auditorias ou mesmo pela própria fiscalização dos governos.