• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Sucesso nos negócios: Empresa familiar

A melhor saída é colocar limite entre íntimo e profissional

Autor: Cezar VasquezFonte: Revista Incorporativa

Quando uma família administra um negócio próprio é natural que os problemas e desafios do pequeno empreendimento entrem em discussão do dia a dia, mesmo fora da empresa. No entanto, é preciso tomar cuidado para não deixar que as questões profissionais se transformem em discórdia, envolvendo assuntos como divisão de dinheiro, dívidas e despesas. A melhor saída é colocar limite entre íntimo e profissional.

PERGUNTA E RESPOSTA

(Alice, Cascadura): Tenho um pequeno negócio familiar, em que trabalham meu marido, eu e filhos. Como devo fazer para que os assuntos de casa não interfiram no desenvolvimento do negócio?

(Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ) - Você tem toda a razão em se preocupar com esta questão. Realmente, numa empresa deste tipo, o orgulho e o comprometimento dos integrantes da família são sempre positivos para o negócio, e o fato de a empresa ser um patrimônio de todos aumenta a dedicação. Mas, ao mesmo tempo, a possibilidade de interferência dos assuntos de casa no desenvolvimento da empresa pode gerar grandes problemas, com consequências até no ambiente doméstico.

O mais importante para evitar isso é profissionalizar a administração e implementar na empresa normas e processos de gestão, com foco na mudança da cultura organizacional. Um processo fundamental é estabelecer um sistema de controle das finanças, já que é muito comum, em negócio familiar, que as pessoas misturem o caixa da empresa com o dinheiro pessoal, o que gera confusão.

Também é importante estimular o diálogo para evitar os conflitos familiares, respeitar a hierarquia e ocupar os cargos de acordo com a competência de cada um. Outro ponto importante: é necessário preparar os sucessores, para que saibam atuar dentro de uma gestão profissional. Em muitos casos, os sucessores passam por outras empresas antes de assumir a administração do negócio familiar, o que sempre é interessante para adquirir mais experiência e visões diferentes.

O Sebrae/RJ oferece um curso sobre sucessão nas empresas familiares e ajuda a compreender os principais desafios deste tipo de negócio. Para mais informações, ligue para: 0800-570-0800.