• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Recepção e Atendimento: A Chave para Fidelização

O cliente conhece tudo o que você oferece?

Autor: Luís Sérgio LicoFonte: Administradores.comTags: empresariais

Muitas empresas gastam grandes somas de dinheiro para pesquisar os hábitos de seus clientes, descobrem o que eles desejam e investem nessa direção.

Outras, nem sequer se importam com isso e continuam sua vidinha dura de lutar por cada palmo de mercado e cortar custos.

Mas, existe uma enorme parcela intermediária que gostaria de saber o que fazer para aumentar suas vendas e fidelizar seus clientes, mas não podem pagar uma pesquisa e nem repassar este custo aos consumidores. Então se perguntam: O que fazer? Simples: basta observar cuidadosamente o seu próprio dia-a-dia.

Muitas respostas podem ser encontradas fazendo-se as perguntas adequadas. Eis o que nossa experiência em consultoria nos diz e que gostaríamos de repartir com você. Veja quais são os pontos mais essenciais:

O Cliente Conhece Tudo o que Você Oferece?
Além de serviços, você naturalmente oferece produtos, promoções e serviços extras, dispostos num mix equilibrado, buscando elevar o valor médio de vendas. Saber oferecer corretamente estes itens significa mais lucros, dadas as suas margens atrativas. No mínimo, os complementos ampliam e fidelizam diminuindo efeitos de sazonalidade. Só que essa estratégia depende muito da abordagem no atendimento!

O Cliente precisa saber destas vantagens e oportunidades. No setor automotivo, por exemplo, é comum a técnica do walk around, ou seja: levar primeiro ocliente aconhecer as dependências da concessionária, antes de oferecer os produtos. As vantagens são muitas, pois dependendo do valor da compra, o que se vende não é um carro ou caminhão, mas a própria força da marca e a garantia de uma estrutura de atendimento.

Este é um fator decisivo para o fechamento. Qual é a primeira impressão que sua empresa ou loja causam? O cliente sente-se acolhido, ignorado ou intimidado? E se ele for iniciante, expert ou tiver dúvidas, como ele é recepcionado?

Assim, o primeiro atendimento prestado pela equipe de recepção reveste-se de fundamental importância na ampliação do quadro de vendas. A partir deste contato inicial o futuro cliente poderá constituir uma boa ou má impressão sobre a empresa, o que certamente influenciará sua decisão de efetivar, ou não, sua compra ou adesão aos serviços.

Antes de apenas mostrar o produto ou "anotar no folder" os valores, faça o possível cliente andar pelas suas instalações e ter uma real compreensão do valor agregado ou sobre pacotes de serviços. Da mesma maneira, cuide para que a equipe de atendimento esteja 100% focada na observação de detalhes que facilitem a prática da hospitalidade, ou seja: Fazer, desde o início, o cliente sentir-se em casa!

Geramos Oportunidades Imediatas?
Para aumentar a captação, retenção e satisfação dos clientes faz-se necessário identificar quais oportunidades existem. Não basta mostrar a oferta: É preciso destacar os Benefícios. Em qualquer abordagem para oferecer bens ou serviços é preciso pesquisar a melhor estratégia:

- Conforme o Tipo de Consumidor
- Conforme a Circunstância do Atendimento
- Conforme a Extensão do Desejo ou Investimento

Em média, 84% das decisões de compra são tomadas no local onde existe o produto ou serviço, na hora do atendimento. Ampliar o valor da venda, neste momento é crucial.

Mesmo em contextos virtuais, a percepção fazcom que se escolha ou descarte as opçõesem vista. O cuidado com o significado é fundamental, pois nos relacionamos melhor com a cultura, o entorno de sentido a que chamamos mundo.

Assim, fica claro que não podemos nos relacionar diretamente com aço, plástico e madeira. Mas entendemos bem a formação de benefícios e vantagens, quando elas nos dizem respeito ou está adaptada à nossa vontade de ter esta realidade. Junte-se a isto um atendimento excelente e a venda foi feita.

Conhecemos Abordagens Práticas?
Na maioria das vezes, conhecer padrões típicos de comportamento nos ajuda a identificar oportunidades. Os mais comuns são chamados genericamente de Os Quatro Tipos de Clientes. Na realidade é uma redução, pois há escalas intermediárias, no entanto facilita didaticamente o aprendizado de como abordar e lidar com suascaracterísticas.

Veja os exemplos de padrões e como argumentar com eles:

O Racional: Intelectivo, busca quais as vantagens tangíveis dos produtos. O que lhe importa são as relações de custo/benefício,em geral. Apelos que funcionam com eles: Economia, Durabilidade, Praticidade, Tecnologia.

O Sentimental: Emocional, orienta-se por valores com os quais possa se identificar na satisfação e justificação dos seus agires. Apelos funcionais: Segurança, Prevenção, Cuidado, Tranqüilidade, Conforto

O Perceptivo: Sinestésico, interage bem com os apelos estéticos, novidades, funções, praticidade e usos dos produtos e serviços, experimentando-os. Apelos: Performance, Urgência, Inovação, Destaque, Moda.

O Intuitivo: Judicioso, tende a projetar quais os benefícios, não em sua função pontual, mas nos panoramas globais e de longo prazo. Apelos: Qualidade, Desempenho, Harmonia, Compromisso, Saúde.

Conhecer estes padrões permite identificar com que se está relacionando e fazer a oferta correta. Não somente isto, pois as pessoas nem sempre são habitantes de um mundo cartesiano, quadradinho. A lição que fica é sempre prestar muita atenção nas circunstâncias em que se dá o atendimento, para direcionar sua abordagem para o sucesso.

Circunstâncias de Atendimento:
Se o caso, além de vender é relacionamento, então ampliar a captação e retenção significa que se deve tentar sempre a complementação da venda! Trata-se de elaborar estratégias para não deixar o cliente sair sem ter sido informado das várias e inúmeras outras vantagens, oportunidades e benefícios que estão ao seu dispor.

Nada de empurroterapia, mas deixar claro que você pode oferecer muito mais do que ele veio ali buscar. A freqüência de sua aplicação é fator de sucesso no aumento do ticket médio. É preciso mostrar isso ao Cliente,convencendo-o através de:

- Abordagem Positiva: Criatividade/Simpatia/ Atenção
- Pesquisa de Intenção: Tipo de Cliente/Necessidades
- Oferecimento: Não vender Produtos, mas Benefícios
- Neutralizar Objeções: Negociar/Eliminar Dúvidas e Receios
- Iniciativa: Concluir o Negócio/Satisfação
- Relacionamento: Atendimento com Foco no Longo Prazo

Estas abordagens transformadas em uma sistemática de ação permite, em curto prazo, obter resultados interessantes a custo zero!

Ao mesmo tempo, ela permite que se institucionalize uma imagem positiva. Isso é relevante, pois o cliente moderno possui demandas intangíveis que também podem ser supridas pelo atendimento e eliminam a concorrência, tais como: falta de tempo, desgaste físico e psicológico na locomoção pela pesquisa de preços etc. Nestes casos, não se vendem produtos ou serviços, mas conveniência.

Veja como sua empresa pode mudar a ponto de se transformar em uma verdadeira opção de primeiro plano para seusclientes ecomemore o aumento da rentabilidade. Na pior das hipóteses, isto vai manter você no negócio e incrementar seu fluxo de caixa.

Tente e constate!