• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Usando a Gestão por Competência no Treinamento

Nossa tendência é separar os conceitos em vez de relacioná-los.

Autor: Thais Lanutti ForcioneFonte: Administradores.com

A cultura brasileira é muito diversificada. É possível observar interesses e competências distintos para execução da mesma tarefa de uma organização. Os perfis pessoais geralmente não são estudados, assim como os perfis dos cargos. Dessa forma, o processo de treinamento ocorre de modo aleatório, tendendo a focar nos empregados a partir do lugar em que trabalham e as funções que são exercidas.

O treinamento é um processo de curto prazo, já o desenvolvimento é de longo, constituídos por etapas ao longo de sua carreira. Para realizar um processo de desenvolvimento baseado na Gestão por Competências, é necessário conhecer os talentos da organização. É preciso analisar as pessoas com base em sua individualidade, suas deficiências pessoais, efetividade dos planos e as ações propostas e, se necessário, adequá-las. (DUTRA, 2011)

O risco de não observar as competências para o treinamento é castrar a produção intelectual dos colaboradores, não permitindo a diversidade de conhecimento e as discussões sobre assuntos diferentes, uma vez que o conteúdo ministrado é o mesmo para a massa da organização.

A desmotivação é outro tema a ser observado. Quando as necessidades individuais são tratadas de forma coletiva, o indivíduo não se sente assistido. É possível observar essas conseqüências nas Universidades Corporativas das grandes organizações, quando os mesmos cursos são aplicados para a maioria dos colaboradores, sendo, muitas vezes, obrigatória sua realização.

DUTRA, Joel Souza. Competência: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. 1ª ed. 9ª reimpressão. São Paulo: Atlas, 2011.