• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Médias empresas brasileiras desconhecem os programas de incentivo à inovação

Além disso, 29% delas afirmam que a inovação não faz parte da ideologia da empresa, que costuma encontrar barreiras internas que vão desde uma cultura conservadora até a falta de incentivo para ideias promissoras.

Autor: Eliane QuinaliaFonte: InfoMoney

As médias empresas do País ainda encontram dificuldades quando o assunto é inovação. De acordo com um recente estudo da Fundação Dom Cabral, as organizações de médio porte costumam ter seu potencial inovador afetado por desconhecimento e falta de parcerias.

“O percentual de empresas que não conhece os programas de incentivo à inovação é de 48,9%. Destas, cerca de 79,8% das empresas não utilizam incentivos fiscais para melhorar suas tecnologias”, informa o levantamento.

Outros dados
A pesquisa realizada pelo Núcleo Bradesco de Inovação constatou ainda que 69,4% das médias empresas consultadas não têm parcerias para a inovação com universidades ou institutos.

Além disso, 29% delas afirmam que a inovação não faz parte da ideologia da empresa, que costuma encontrar barreiras internas que vão desde uma cultura conservadora até a falta de incentivo para ideias promissoras.

"Muitas empresas de médio porte não possuem uma direção clara da inovação em sua estratégia empresarial, sendo que a ausência do conhecimento do papel da inovação pode ser apontada como o principal motivo para esse baixo envolvimento”, afirma o professor do Núcleo Bradesco de Inovação e coordenador do estudo, Fabian Salum.

Para se ter uma ideia, somente 2,01% do faturamento anual das empresas consultadas são investidos em atividades de inovação, segundo o levantamento, que constatou que 46% das companhias respondentes investem ‘nada’ ou ‘muito pouco’ (até 1%) em inovação e P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).