• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Startups: segredo do sucesso não está na ideia e sim na execução

O medo das críticas e o pensamento de que uma ideia ainda não está pronta é um problema. O fato é que ela nunca está.

Fonte: Revista Incorporativa

Tudo começa com uma visão. Quando se tem aquela ideia de um produto ou serviço, uma das primeiras coisas a se fazer é validá-la. Isso pode ser realizado de duas maneiras: colhendo opiniões de outras pessoas que, preferencialmente, tenham perfil diferente; ou gerando rapidamente versões pequenas e simplificadas do produto para que outros experimentem e ofereçam feedback. 

O problema é que as pessoas têm receio de compartilhar suas ideias, o que pode atrapalhar o sucesso de uma startup. Isso acontece por diversos motivos. Um deles é o medo de ser copiado. Esse receio não deveria existir, pois, diferentemente do que muitos acreditam, a ideia não é o fator mais importante para uma startup ser bem-sucedida, mas sim a sua execução e o prazer que ela possibilita aos clientes. O Google e o Facebook, por exemplo, não nasceram de ideias inovadoras, mas conseguiram executar melhor a proposta e oferecer uma experiência melhor aos usuários. 

O medo das críticas e o pensamento de que uma ideia ainda não está pronta é outro problema. O fato é que ela nunca está, e o futuro empreendedor sempre achará que falta algo, entrando em um efeito chamado de "analysis paralysis". A verdade é que a maior parte dos produtos que deram certo na internet hoje proporciona retorno financeiro com um modelo de negócio completamente diferente do que havia sido pensado inicialmente. Foi o que aconteceu com o Instagram, que inicialmente era um programa complicado chamado de Burbn, e depois foi adaptado para o aplicativo de sucesso conhecido hoje. 

Como na formação de uma banda de rock, para colocar de pé uma startup é preciso buscar profissionais que complementem uma ideia. Uma possível formação para a "banda" seria pelo menos um programador, um designer e um profissional de marketing. 

Uma startup, portanto, envolve experimentação. Para ter sucesso, é preciso quebrar barreiras e deixar de lado conceitos como plano de negócios e a maioria das técnicas normalmente ensinadas em livros de empreendedorismo e em MBAs. 

Alexandre Magno é sócio-fundador da Adaptworks, líder no mercado brasileiro de capacitação e implementação corporativa de métodos ágeis. Ele é reconhecido como o primeiro Certified Scrum Trainer do Brasil, sendo o profissional que mais formou Certified ScrumMasters e Certified Scrum Product Owners em língua portuguesa. Cerca de 3.000 alunos já passaram por seus treinamentos no Brasil e em outros países.