• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

A importância e o Papel do Administrador

Será que o mercado enxerga a importância desta profissão?

Autor: Telmo Santos MarinsFonte: Revista IncorporativaTags: empresariais

Diz a história que os primeiros administradores iniciaram suas atividades como profissionais contratados, no século VII, com a finalidade de gerirem as companhias de navegação inglesa. Já, naquela ocasião, havia a preocupação de criar padrões nas atividades exercidas naquele tipo de organização. Mais tarde, no século XIX, em 1881, criou-se nos Estados Unidos a Wharton School.

No Brasil, a profissão de administrador começou a ganhar certa notoriedade, em 1952, através da primeira escola a oferecer o curso superior de Administração, no Rio de Janeiro. Com o passar dos anos a profissão foi crescendo, até ser regulamentada em 9 de setembro de 1965, através da lei nº 4.769.

Poderíamos aproveitar o momento e fazermos uma retrospectiva da história econômica do Brasil, citando, por exemplo: na década de 70 o chamado Milagre Econômico; na década de 80 o “Plano Cruzado” do governo Sarney; na década de 90 o “Plano Real” e por fim, a chegada dos anos 2000, com a economia estabilizada e o aumento de competitividade. É claro que durante todo este ciclo, muitos “administradores” deram inúmeras contribuições, não só para as empresas que dedicaram seu tempo e seu conhecimento, mas, também, para o crescimento da “Nação”. E aqui cabe uma reflexão: Será que o mercado enxerga a importância desta profissão?

Costumo dizer que somos os “clínicos gerais” de qualquer tipo de organização. Através das funções administrativas, bem como a utilização de princípios, técnicas e recursos. Somos capazes de identificar e solucionar problemas em empresas, independentemente do seu tamanho. E mais ainda, a capacidade que temos em adequarmos as estruturas organizacionais, com a política econômica do país, conforme citei sobre as décadas passadas.

É de suma importância, diante de tanta corrupção, que o administrador no exercício de sua profissão não se deixe levar pelas “tentações” e atue com ética e responsabilidade.

Por fim, para responder a pergunta acima, convido os leitores a uma reflexão:

• Administrar é ciência, pois aplicamos metodologias e teorias em busca da máxima eficiência, não desprezando a eficácia.

• Administrar é técnica, compete a este profissional a utilização e aplicação de princípios e técnicas, de acordo com o problema encontrado.

• Administrar é arte, somos capazes de melhorar e transformar empresas através do recurso mais precioso que dispomos, ou seja: “PESSOAS”.

• Espero que não só nesta data, mas em todos os momentos possamos melhorar e transformar a vida de milhares de pessoas que dependem, direta ou indiretamente, de nossa profissão!