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Notícia

Colaborador: você sabe seu valor para a empresa?

Durante muito tempo, as relações de trabalho foram elevadas ao nível de dependência unilateral, onde a empresa detinha todo o controle e, os profissionais que a compunham, eram meros figurantes.

Fonte: Administradores.comTags: empresariais

Muito se fala na retenção de talentos, na formação de lideranças e na valorização do capital humano, mas será que os colaboradores têm mesmo a noção de seu real valor para as empresas? Durante muito tempo, as relações de trabalho foram elevadas ao nível de dependência unilateral, onde a empresa detinha todo o controle e, os profissionais que a compunham, eram meros figurantes.

Hoje, esse cenário mudou, e não é mais possível negar que a relação patrão/empregado é de interdependência. Entretanto, se por um lado muitas organizações acompanharam as mudanças organizacionais e, especialmente comportamentais, outras ainda preferem ignorar que seus profissionais são seu maior diferencial competitivo.

A importância da valorização

E se as empresas estão buscando valorizar ainda mais seus colaboradores, é importante também que estes profissionais tenham a consciência de sua importância e, de seu valor neste processo de construção e manutenção de uma organização de sucesso. Para isso, é imprescindível fazer uma autoavaliação e identificar as qualidades profissionais que o diferencia dos demais colaboradores, como também as competências que precisam ser aperfeiçoadas e desenvolvidas efetivamente.

Para saber mais sobre como identificar suas qualidades, acesse:http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/lideranca-e-motivacao/identificando-suas-qualidades-profissionais/.

A valorização das pessoas é essencial ainda para que haja engajamento, motivação, as funções sejam desempenhadas com maestria, e os resultados alcançados plenamente. Do contrário, se torna inviável exigir dentro de um ambiente que não valoriza os colaboradores, grandes feitos e empenho por parte destes.

As 3 necessidades básicas do ser humano

Além de investir no aperfeiçoamento de seus profissionais, os líderes devem ter em mente que todo ser humano tem 3 necessidades básicas, são elas;

  1. Ser ouvido na essência – Não apenas a empresa tem direito de cobrar, como também os colaboradores devem ter o direito de expressar o que pensam, sentem e serem ouvidos em suas sugestões e naquilo que lhes incomoda.
  2. Ser notado/reconhecido/amado – Toda tarefa exige empenho e dedicação e, é importante que o líder reconheça a atuação de seus profissionais para o alcance de êxito no trabalho. Este reconhecimento confere mais segurança ao colaborador, para que continue a desempenhar bem seu trabalho, como também aumente sua autoestima e proatividade.
  3. Ter direito de errar – Todos nós somos falíveis e, é importante que ao invés de apontar os erros e punir, o líder sempre busque apresentar aos liderados aprendizados provenientes de uma falha. Isso, ao invés de amedrontar, cria nestes profissionais a consciência de que os erros podem acontecer, mas que, com mais atenção, também é possível evitar que se repitam