• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Planejamento Estratégico

O que é planejamento estratégico, e suas características ?

Em toda empresa sendo ela de grande ou médio porte, deve haver certo planejamento, pode-se dizer que o planejamento é uma forma de organizar ideias com relação a certo tema e estabelecer objetivos e metas, com o propósito de se atingir um determinado resultado, planejamento são divididos em três níveis: estratégico, tático e operacional.

O Planejamento estratégico é um processo gerencial que estabelece um direcionamento para ser seguido pela organização, ele tem como objetivo obter uma otimização na relação entre a empresa e seu ambiente, ou seja, o Planejamento estratégico é o processo que instrumentaliza a resposta que a organização precisa apresentar ao seu ambiente diante de um contexto de mudanças.

Ele diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.

Além do compromisso de conquistar e reter clientes satisfeitos, as organizações bem sucedidas devem estar sempre prontas a se adaptar a mercados em contínua mudança. O planejamento estratégico orientado ao mercado cumpre exatamente esta função, pois busca manter uma flexibilidade viável de seus objetivos, habilidades e recursos enquanto mantém um compromisso com o lucro, o crescimento e sua missão organizacional.

O planejamento estratégico contém definições essenciais como missão, visão, valores e objetivos estratégicos de uma organização.

A missão de uma empresa de forma pragmática pode afirmar que procura responder as seguintes questões a gente está aqui, para que a empresa existe em que negócio se está? Ou Qual é o nosso negócio. É uma visão mais longe, eu acho que é o que está por trás de tudo que a empresa faz. A missão deve propor um desafio, deve anunciar propósitos e atividades, de acordo com a visão e valores.

A visão é o estado futuro desejado e alinhado com as aspirações de uma organização, algo que a organização pode definir e redigir após responder à questão para onde pretende ir. A visão compreende algo que ainda não se tem, um sonho, uma ilusão, que se acredita poder vir a ser real, uma utopia, sobre os negócios e sobre a empresa, além de utópica a visão deve ser mobilizadora e motivadora.

Os valores, normalmente surgem agregados à missão, como uma simples relação ou de forma mais elaborada, como crenças ou políticas organizacionais.

Planejamento é estratégico é uma ferramenta hoje em dia essencial para uma empresa, pois tem por objetivo proporcionar às empresas um suporte para enfrentar o mercado de trabalho, que é cheio de mudanças e de como a mesma se movimentar em meio a essas mudanças.