• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Tarefas importantes, urgentes e circunstanciais

Muitas empresas, muitos profissionais são conhecidos como os famosos bombeiros, o que significa isso?

Autor: Rodrigo CardosoFonte: Revista IncorporativaTags: empresariais

Segundo o meu amigo Christian Barbosa, o maior especialista em gerenciamento de tempo do país, nossas tarefas são divididas em três grupos: Tarefas urgentes, importantes e circunstanciais. 

Muitas empresas, muitos profissionais são conhecidos como os famosos bombeiros, o que significa isso? Vivem apagando incêndios! Por quê? Porque eles estão acostumados a resolver apenas as tarefas que são urgentes deixando as importantes para depois. As tarefas importantes quando deixadas pra depois, acabam se tornando tarefas urgentes. 

Lembre-se: coloque como prioridade as tarefas importantes. Faça o que é importante em primeiro lugar. 

Um exemplo disso é lembrar-se do seu cliente no dia do aniversario dele: Isso é importante, mas não é urgente, não paga as contas no final do mês. No entanto, a médio e longo prazo faz uma enorme diferença. 

Precisamos nos acostumar a colocar prioridade nas tarefas enquanto elas são apenas importantes antes delas se tornarem urgentes. Na sua agenda, no seu planejamento semanal, priorize as tarefas importantes, as urgentes na seqüência e por último as tarefas circunstanciais. 

Imagine, por exemplo, que você quer dar uma bicicleta de presente para o seu filho. Ela está em promoção até a 6 horas da tarde do dia de hoje, pela metade do preço. São cinco e meia...é urgente correr e aproveitar a promoção, porém um cliente te telefona agora pedindo uma proposta pra fechar um negocio gigantesco, mas que você pode esperar o final de semana. É importante, mas não é urgente. No entanto, ele informa que se puder mandar agora os diretores estarão dispostos a discutir o assunto e talvez fechar o negócio. O que você faria? 

Fecha primeiro o negocio, garanta a oportunidade, manda a proposta agora e depois compre a bicicleta fora da promoção. 

Coloque o importante em primeiro lugar e deixe o urgente pra depois. É uma quebra de paradigma que fará com que você pare de ficar apagando incêndios.