• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Os principais erros das pequenas empresas com marketing

Especialista explica quais são os erros mais comuns e as recomendações para resolvê-los

Autor: Camila LamFonte: ExameTags: empresariais

Quais são os principais erros das pequenas empresas com marketing?
Respondido por Frederico Mafra, especialista em marketing

O primeiro grande erro das pequenas empresas com relação ao marketing é considerá-lo como algo específico, vinculado a um tipo de ação. O marketing engloba um conjunto de processos que visam à criação, comunicação, entrega de valor (em forma de produtos ou serviços) e construção de relacionamento com os clientes, gerando benefícios para o negócio.

O marketing é responsável pela definição dos mercados-alvo, pela identificação e quantificação das necessidades dos clientes, pela comunicação dos produtos e serviços a todos os clientes e pessoas da organização responsáveis por entregá-las; e pelo monitoramento da satisfação dos clientes e dos resultados para a empresa, dentre outros processos.

É comum não enxergar o marketing como um conjunto de processos, mas como algo relacionado apenas à propaganda, ou à área comercial, ou ao desenvolvimento de novos produtos. Na realidade, o marketing representa tudo isso e a melhor forma de integrar todas essas funções e processos é pensar de forma sistêmica, por meio de um planejamento de marketing.

Para evitar erros, é preciso definir, no mercado de atuação, os segmentos que representam uma oportunidade para o desenvolvimento da empresa. Uma oportunidade pode significar a criação de um novo produto, ou a melhoria de algum dos processos, melhorando a performance da empresa com seu público-alvo.

Outra forma de evitar erros é ter um trabalho de monitoramento e acompanhamento do comportamento do consumidor, suas preferências, necessidades, critérios de compra e uso de produtos, bem como dos concorrentes, suas estratégias, produtos e serviços oferecidos, diferenciais e pontos vulneráveis, permitindo que a empresa possa enxergar possibilidades de trabalho no mercado de maneira diferenciada.

A empresa nunca deve abrir mão do planejamento, tanto no nível estratégico e de entendimento dos aspectos do mercado, quanto no nível tático, com a definição de ações integradas que visem "atacar" o mercado de forma eficaz e eficiente. Sem planejamento, a empresa já está dando o primeiro passo para o fracasso em sua estratégia de marketing.