• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

O poder comunicacional da palavra falada aplicada

Uma reflexão diferenciando as características e os elementos entre a palavra falada e a escrita. Aspectos da comunicação no contexto da era digital

Fonte: Administradores.com

 A palavra falada e ouvida tem uma decodificação só, uma simples decodificação transformando a palavra em entendimento cerebral, na palavra escrita há uma dupla decodificação, tendo que transformar aqueles hieróglifos, aquele símbolo em palavra que depois são decodificadas pelo cérebro.

Na palavra falada e ouvida a voz é do emissor, já na escrita o leitor é quem empresta sua voz para o texto e é ele quem interpreta a emoção contida no texto.

O segundo aspecto que é fundamental no universo digital que tudo que é escrito exige atenção exclusiva, numa época em que as pessoas têm cada vez menos tempo, a voz, o som, a palavra falada pode ser consumida enquanto desenvolvemos outras tarefas, podemos ouvir enquanto estamos dirigindo, muitas vezes preso no trânsito, e assim por diante, ao passo quanto temos que ler alguma coisa, temos que separar um tempo exclusivo para a leitura.

Por isso a tendência no universo digital é cada vez mais a gente se valer da palavra falada, tanto para consumir informação ou entretenimento como para emitirmos as mensagens em nosso dia a dia com o tempo mais escasso.

O que podemos concluir que isto é que dá a palavra falada num enorme poder de comunicação, quanto mais for digital o mundo.

Se a gente quer expressar exatamente o que a gente sente, falando é sempre muito mais fácil transmitirmos a mensagem, principalmente em relação ao sentimento.

Walter Longo, mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm afirma em entrevista que a comunicação por escrito é como fazer sexo e a comunicação falada é como fazer amor.

Ele explica que há um nível de envolvimento, de engajamento emocional que se percebe na palavra falada que fica muito difícil ser percebida na palavra escrita.

A palavra falada é a principal digital humana, é através dela que somos identificados, representado pela sua voz no ato comunicacional.