• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Ouvir: o diferencial do melhor vendedor

Quem não sabe ouvir também não consegue falar assertivamente.

Autor: Yuri Gonçalves CamposFonte: Administradores.comTags: empresariais

Todo negócio está fundamentado nas vendas. Afinal de contas sãos as vendas que garantem o faturamento de qualquer negócio. O vendedor é conhecido publicamente por sua característica de falar bem, se apresentar bem e ter um ótimo poder de persuasão. Muitos até têm medo do vendedor quando vêem um.

No mercado veremos vários tipos de vendedores diferentes, mas a comunicação é essencial e necessária para os resultados de todos. E como todos já devem ter ouvido e/ou percebido todos nós possuímos dois ouvidos e uma boca. Essa observação tem muito a ver com a qualidade da comunicação. Pense um pouco. Quem não sabe ouvir também não consegue falar assertivamente. Portanto a maior qualidade do vendedor é ouvir para ser assertivo em sua fala.

Quanto mais complexa a venda, mais necessário é ouvir. Ouvir é essencial, pois ajuda o vendedor a interpretar o que realmente deseja o comprador. Quando o vendedor está realmente atento às necessidades do comprador ele consegue oferecer o produto ideal para o consumidor. Esse processo aumenta a confiabilidade da venda e com a concretização do negocio garante uma maior satisfação do cliente, já que ele comprará o que realmente precisa e não o que lhe empurrarem.

Em negócios mais simples esse processo de ouvir é até mais fácil, mas principalmente no mercado corporativo onde as negociações tendem a ser mais voluptuosas a qualidade de ouvir se torna mais importante para identificação do perfil do cliente e indicação do produto/serviço mais adequado. Diante dessa observação o vendedor deve se comportar como um consultor e deixar de ser vendedor. O trabalho do profissional hoje deixou de ser um simples vendedor para se tornar o de um profissional que ofereça soluções através de seus produtos/serviços. 

Quando isso acontece todas as partes ganham. O vendedor fecha sua venda, conquista seu cliente e pode ganhar indicações preciosas. O cliente tem suas necessidades realmente atendidas, se sentem satisfeitos e tendem a fazer futuros negócios e criar um marketing positivo a partir de sua experiência.

O ideal é que toda venda realizada apresente o resultado ganha-ganha. Onde todos envolvidos saem ganhando. Para que isso aconteça o vendedor é a peça chave. Ele mais que ninguém conhece seu produto e por isso ele deve treinar e usar a habilidade e ouvir. Quanto mais ele se dispor a ouvir com cuidado e fazer as perguntas certas, mais ele conseguirá extrair as informações necessárias para conhecer as necessidades dos seus clientes e oferecer o seu produto de acordo com que ele precisa.

Quanto mais o cliente fala mais sucesso pode ter o vendedor. Conhecer o cliente e fazer as perguntas certas é essencial para o sucesso do negocio. Dependendo da situação o próprio cliente irá fechar a sua venda através de sua própria percepção e analise. Ouvir é essencial, pense nisso.