• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Chefe não é o culpado por você trabalhar demais, diz especialista

Saiba como organizar sua vida profissional para conseguir conciliar com a vida pessoal

Autor: Juliana Américo Lourenço da SilvaFonte: InfoMoney

Você é daqueles que trabalham tanto que não tem tempo para a família e outras atividades, e ainda coloca a culpa no chefe? Se for, pare de culpar seu empregador e passe a assumir suas responsabilidades na gestão de seu trabalho e compromissos de vida – pelo menos é o que diz especialista.

Segundo a revista Fortune, o consultor de trabalho, Cali Williams Yost, acredita que a tecnologia e a economia global deram fim à divisão entre trabalho e casa, sendo que as empresas não estão mais em posição de dizer quando parar de trabalhar, quais tarefas priorizar ou como definir limites pessoais.

“Estamos chegando a um ponto natural, onde as empresas não podem fazer muito mais do que estão fazendo: oferecendo flexibilidade. Agora nós precisamos fazer uso disto”, explica.

Mudança de emprego?
Segundo Yost, cerca de 75% dos empregados acreditam que o patrão é quem deve fornecer uma vida profissional flexível. Para o diretor executivo do Boston College Center for Work and Family, Brad Harrington, independentemente de trabalhar em um local que apoia a flexibilidade ou não, a responsabilidade de fazer o trabalho é de cada um. 

Claro que nem todo chefe tem desenvolvido uma abordagem funcional para o trabalho flexível, sendo que há muitos trabalhadores lutando contra chefes desatualizados que se opõem a flexibilidade, mesmo com os registros de maior produtividade e maior satisfação do trabalho. Caso da CEO do Yahoo!, Marissa Mayer, que proibiu os funcionário da empresa de fazerem home office. 

Na hipótese de estar lidando com um chefe desatualizado, o trabalhador tem duas opções: trabalhar dentro das limitações que são impostas, ou mudar de emprego. 

Como restaurar a vida profissional
Para começar a restaurar a vida profissional e sanidade mental, é preciso avaliar as exigências sobre o seu tempo pessoal e profissional, no contexto de suas aspirações para a carreira e vida doméstica. Assim, certifique-se de capturar uma imagem completa, combinando seus dados pessoais e calendários de trabalho, recomenda Yost.

Além disso, diz ele, a cada semana, reserve um tempo para listar todas as tarefas pessoais e profissionais na agenda e conforme observar a data do compromisso, será possível alterar seu horário no trabalho ou então avisar a família e amigos de possíveis atrasos ou cancelamentos.