• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Torne-se um fornecedor indispensável ao seu cliente

Foi-se o tempo em que para ser um bom fornecedor bastava entregar o contratado no prazo

Autor: Franklin ThameFonte: Revista IncorporativaTags: empresariais

Foi-se o tempo em que para ser um bom fornecedor bastava entregar o contratado no prazo. Hoje, isso é o mínimo. Por isso, é fundamental que os empreendedores de pequeno e médio porte, cuja sobrevivência do negócio depende de uma outra empresa cliente, saibam o que mais se espera de um bom fornecedor, para a prosperidade do negócio de ambos.

A área de compras ocupa uma posição estratégica nas grandes empresas e a sua atuação deve se basear em políticas alinhadas com os valores da empresa. Em muitas atividades, a relação com os fornecedores é uma parceria de longo prazo e guarda uma interdependência muito grande com o negócio, o que implica consciência da necessidade de se aplicar os conceitos de sustentabilidade, para a defesa da boa reputação empresarial.

O objetivo da gestão sustentável de fornecedores para essas organizações é gerar valor compartilhado para a empresa, como agente transformador e indutor. Nesse sentido, seus fornecedores devem se sentir corresponsáveis por determinada cadeia produtiva, porque essa organizações são cada vez mais sensíveis às demandas da sociedade por responsabilidade ambiental e social, além da econômica.

A análise de fornecedores faz parte da gestão integrada de riscos, na análise da previsibilidade dos riscos. Importa avaliar a probabilidade de riscos, tais como o de não cumprimento das cláusulas contratuais pelo fornecedor por problemas relacionados à inadimplência financeira; riscos operacionais, legais e de fraudes; riscos de reputação; ambientais e sociais; da cadeia produtiva em que os fornecedores estão inseridos; e, também, riscos com as terceirizações.

Para uma gestão sustentável de seus fornecedores, essas organizações precisam fazer a pré-qualificação dos fornecedores efetivos e potenciais, o acompanhamento do desempenho dos fornecedores contratados durante o período de vigência dos contratos e a incorporação dos conceitos da sustentabilidade à gestão de fornecedores. Visam, com isso, atender o pressuposto da sustentabilidade: prevenção e precaução de riscos nas três dimensões, econômica, ambiental e social.

É muito importante para a empresa fornecedora conhecer e alinhar-se em relação a esses pressupostos, de forma a tornar-se uma parceira qualificada e indispensável para a sua empresa cliente, de tal forma que ao sucesso de uma corresponda a prosperidade e perenidade da outra.