• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Gestão de Riscos: segredo do sucesso na gestão de negócios

Por mais experiência e qualificação que tenhamos, sempre estaremos sujeitos a erros, pois sempre há risco nos investimentos realizados

Autor: Zuleica KlauckFonte: Administradores.comTags: empresariais

De acordo com a última pesquisa do SEBRAE, 73% das empresas do Brasil sobrevivem depois de dois anos de existência (levantamento realizado em 2006 e divulgado no ano passado).

Por mais experiência e qualificação que tenhamos, sempre estaremos sujeitos a erros, pois sempre há risco nos investimentos realizados. Empreender significa correr riscos, pois sempre existirão as variáveis externas ao negócio (aquelas em que não podemos exercer influência), como por exemplo, a situação econômica global, políticas tributárias, políticas monetárias (interna e externa), etc.

Para o empreendedor, a gestão dos riscos é o grande desafio.

Pesquisar, planejar, acompanhar as ações, ter um plano de contingência, realizar uma gestão sustentável, voltada para a inovação e o desenvolvimento constante, assim como ter planejamento financeiro e tributário, são ações fundamentais para enfrentar tal desafio.

A gestão do negócio será feita pelo empreendedor, sócios, gestores, que poderão contar com a contratação de colaboradores qualificados e de consultores especializados, para que a empresa reúna a competência (perícia) necessária.

Se optar pela contratação de consultoria externa, o empreendedor terá à diposição  experiência diversa, formação multidisciplinar, visão diferenciada, que será ideal para identificar, implantar, recomendar as melhores ações, orientando para a correta tomada de decisão.

Cria-se uma nova célula formada pelo cliente e pelo consultor: uma equipe  que formatará, conduzirá e implantará o projeto contratado, que terá início, meio e fim.

Um projeto de consultoria é composto das etapas: diagnóstico, implantação e acompanhamento e gerará, portanto, qualificação e resultados incrementais ao negócio.