• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Gastos com educação diminuem e inflação desacelera na primeira semana de abril

Inflação medida pelo IPC-S recuou para 0,71%; grupo Vestuário também influenciou no resultado

Autor: Gladys Ferraz MagalhãesFonte: InfoMoney

A inflação medida pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) desacelerou e encerrou a primeira semana de abril em 0,71%. O resultado é 0,01 ponto percentual menor que o registrado na semana anterior, terminada no dia 31de março, que foi de 0,72%.

O índice, calculado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e divulgado nesta segunda-feira (8), mostrou que cinco das oito classes de despesas componentes do IPCS apresentaram resultados menores em suas taxas de variação, com destaque para o grupo Educação, Leitura e Recreação, cuja variação passou de 0,24% para 0,06%.

 

Outros grupos
Além do grupo Educação, Leitura e Recreação, contribuíram para a desaceleração da inflação na semana, os grupos Vestuário (de 0,81% para 0,46%), Transportes (de 0,34% para 0,26%), Comunicação (de 0,45% para 0,31%) e Habitação (de 0,74% para 0,73%).

Neste sentido, as maiores influências para o resultado destas classes de despesa partiram, respectivamente, dos seguintes itens: roupas (0,90% para 0,69%), gasolina (0,12% para -0,14%), tarifa de telefone residencial (0,38% para 0,05%) e aluguel residencial (0,85% para 0,75%).

Em contrapartida, os grupos Alimentação, Saúde e Cuidados Pessoais e Despesas Diversas registraram resultados contrários em suas taxas de variação, conforme é possível observar na tabela a seguir:

 

De acordo com a FGV, o resultado do grupo reflete o comportamento do item passagem aérea (de -5,75% para -13,13%).