• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

A importância do planejamento nas empresas

Planejamento tem sido muito discutido, mas será que as empresas tem realmente utilizado de forma correta?

Autor: Victor TarguêtaFonte: Administradores.com

O Planejamento hoje é moda nas empresas, mas a sensação que algumas instituições passam é que ainda não sabem o quão essencial é para eficácia de uma boa administração. Planejar significa traçar caminhos em metas, objetivos e valores de onde se quer chegar enquanto instituição. Com isto, o administrador cria uma força crescente e oposta à força imposta pelo movimento natural da entropia organizacional, de modo a se anularem e, consequentemente, alongar ao máximo o tempo de vida desta empresa nos negócios.

Porém, o planejamento não deve ser algo que sirva para estampar uma prateleira com uma bela capa e com um número de páginas imponente. Muito menos para formá-lo sobre um pensamento engessado. Partir do princípio que planejamento é um só e não necessita atualizações e nem mudanças, é um erro leviano e rude. É como possuir uma Ferrari com motor de um Fiat 147.

O planejamento útil deve ser aquele que presta atenção no macro ambiente, mas não se vira as costas para as atividades rotineiras mais básicas que mantém a empresa viva e respirando. Portanto, o conhecimento sobre o tema é indispensável, pois passamos a definir de maneira mais apropriada os processos de tomada de decisão, métodos de alcance de objetivos, quais profissionais estão dentro do perfil organizacional, em quais tecnologias investir e muitos outros pontos.

Importante ter em mente que o planejamento não é uma carteira de identidade: uma só para a vida inteira. Precisa ser revisado, precisa ser fênix. Faça nascer de novo, se necessário. Planejamento está mais para sensibilidade a mudanças. E hoje empresa que não muda, vira lápide.