• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

O “simples” trabalho em equipe

Ser lider é uma árdua tarefa que deve ser respeitada e principalmente, conhecida pela equipe.

Autor: Márcio SenatoreFonte: Administradores.comTags: empresariais

Gerenciar uma equipe não é nada fácil. Imaginemos uma equipe formada por profissionais com características, ambições, crenças, objetivos pessoais e profissionais diferentes uns dos outros.

Utilizando esta característica de equipe, imaginemos a condução de um trabalho com o envolvimento de profissionais multidisciplinares, com prazo e exigência de cumprimento beirando a excelência. O que este líder deve fazer visando o atendimento minimizando possíveis acidentes de percurso?

Primeiramente, a figura do líder deve ser respeitada e conhecida por todos. O líder deve estipular áreas de atuação para cada profissional. Cada um deve ter seu escopo definido e ter conhecimento do prazo fatal para entrega da parte que lhe compete.

Contudo, conforme dito anteriormente, uma equipe é composta por profissionais com diversas características. Desde os eficientes e competentes, até aqueles que também são competentes e um pouco atrasados.

Importante lembrar que, se você líder de uma equipe, mantém profissionais incompetentes, incompetente também serás.

O efetivo cumprimento de prazos deve ser respeitado, porém nem sempre é possível, devido a problemas de entendimento e de clareza do seu escopo, ou até mesmo por problemas de caráter pessoal. Neste momento, a figura do líder deve prevalecer. Acompanhar o desenvolvimento do trabalho pertinente a cada componente é uma característica que o líder deve ter. Mesmo que as obrigações do dia a dia não lhe permitam, o mesmo deve exigir estar atualizado constantemente sobre o andamento de cada procedimento, visando sempre o cumprimento do prazo e escopo.

Lembre-se, grupo é formado por pessoas sem um objetivo em comum. Uma equipe, visando fazer valer o nome de equipe, precisa ter pessoas/ profissionais com o mesmo objetivo em comum. O sucesso da equipe não depende só do líder, depende também do líder.