• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

O administrador e suas percepções

Somente através do aprimoramento da capacidade de percepção e análise prévia dos fatos, um administrador poderá tomar boas decisões.

Autor: Alessandro FerreiraFonte: Administradores.com

Uma vez mais volto ao tema capacidade de análise e interpretação na vida de um administrador e/ou gestor, como sempre digo: O céu é o limite!

Já mencionei anteriormente que o ser humano costumar ver e interpretar o mundo real não como ele de fato é, mas como cada pessoa o vê, percebe e interpreta. Possuímos nossos filtros que são construídos através de nossas experiências anteriores, bem como os fracassos e sucessos.

Nossa percepção é fortemente seletiva, nem tudo o que acontece à nossa volta é claramente percebido. Por sermos tão seletivos apenas conseguimos ver parte do que acontece na realidade, ou seja, somente aquilo que é relevante para nosso comportamento

Isso posto, faz-se mister entender que administrar, gerir, liderar, são atividades que não carregam nenhuma receita de bolo pronta, não há receituário prévio. Administrar, gerir, liderar, dependem, isso sim, de uma perfeita e correta leitura da realidade em que cada situação se apresenta. Para tanto torna-se imperativo para um administrador, esteja ele (a) atuando em qualquer área ou nível hierárquico de uma organização, desenvolver capacidade de diagnóstico/análise, isso mesmo capacidade de diagnosticar, para que consiga ser assertivo em suas decisões e lançar mão das ações mais adequadas e apropriadas à ser efetivadas diante de uma situação.

Toda boa análise deve conter um bom diagnóstico com ação apropriada. Diagnosticar situações, problemas ou necessidades é sempre o passo inicial do bom administrador antes de imaginar a ação apropriada, claro, também faz-se necessário raciocínio rápido e acelerado.  Muito importante também é que o administrador seja capaz de ler e ouvir nas entrelinhas e enxergar aquilo que os outros não percebem.

Por fim, mas não menos importante, o bom administrador necessita comunicar-se bem, pois é através da comunicação que ele transmite ao seu público-alvo o resultado de suas análises e tomadas de decisão. E a comunicação que torna uma organização ou uma equipe integrada, capaz de trabalhar em conjunto e produzir resultados.

vou parando por aqui, pois o tema comunicação possui extrema importância e complexidade, merecendo honrosamente uma capitulo a parte, ou melhor, um artigo a parte.

Abraços e até a próxima!