• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Como identificar os pontos fracos de uma equipe de vendas?

Vendedor ou gestor devem utilizar algumas métricas simples

Fonte: Revista IncorporativaTags: empresariais

Embora o desempenho de uma equipe de vendas seja constantemente analisado, os erros ou “gaps”, muitas vezes, deixam de ser identificados e corrigidos simplesmente pela ausência de indicadores corretos. Ou seja, o que não pode ser medido não pode ser controlado e, consequentemente, não pode ser melhorado. Para que isso seja possível, o vendedor ou gestor deve utilizar algumas métricas simples, que mapeiam os resultados de certo período, com um passo a passo, e permitem um pleno controle do desempenho individual e de toda a equipe.

“A métrica mais utilizada nas empresas é o chamado índice de conversão, que mapeia a relação entre o número de contatos feitos pelo vendedor e os negócios fechados, mas ela não é suficiente para localizar onde os problemas, de fato, estão, quando os resultados não são satisfatórios. Alguns passos simples, com a definição da meta, o controle da prospecção de clientes e de propostas realizadas, já fazem com que os resultados sejam medidos”, explica o diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), Mário Rodrigues.

Não existe uma forma única de se chegar a um bom resultado em vendas, existem tantas formas de vender quanto vendedores. Ao invés de tentar clonar ou definir o perfil ideal de um vendedor, o ideal é aproveitar o que cada um da equipe tem de melhor. Usar os seus talentos naturais, ou seja, as suas formas de pensar, sentir e se comportar que são freqüentes e fluem espontaneamente.

Os melhores vendedores constroem os seus pontos fortes combinando os seus talentos com conhecimentos, habilidades e experiências o que lhes permite desenvolver a sua abordagem própria em vendas. Para maximizar os pontos fortes e reduzir o tempo que se gasta administrando os pontos fracos é preciso prática, esforço e criatividade.