• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Você é um profissional ou possui uma empresa de serviços profissionais?

As diferenças de um profissional liberal e uma empresa de serviços profissionais

Autor: Anderson HernandesFonte: Administradores.com

Recentemente numa consultoria de marketing notei a dificuldade do meu cliente em identificar a si mesmo como um profissional liberal ou empresa de serviços profissionais. Baseado nisso decidi publicar um artigo para ajudar você a identificar a sua forma de atuação no mercado.

Antes de tudo, quero deixar claro ao leitor que não estou tratando de aspectos tributários, por isso mesmo o profissional liberal aqui mencionado pode ser representado por meio de uma pessoa jurídica.

Foco profissional

O foco de um profissional liberal é dado no nome dele e não na empresa. Fica claro que o contratante está contratando os serviços deste profissional ainda que ele utilize ajuda de profissionais para auxilia-lo.

Tamanho do negócio

Um profissional liberal pode possuir uma pequena equipe para dar apoio aos seus serviços realizados com o cliente sem deixar de ser um profissional liberal. Quando essa equipe incluem outros profissionais que realizam serviços técnicos o enfoque passa a mudar para empresa de serviços.

Limitação de atendimento

Uma empresa normalmente não terá limitação de atendimento no mercado, podendo ampliar a sua base profissional caso deseje crescer, já um profissional liberal não tem como atender mais do que a sua capacidade pessoal lhe permita.

Personificação

Se o cliente o identifica como peça chave de atendimento e serviço prestado provavelmente você se enquadra como profissional liberal. Por exemplo, o meu cliente contrata os meus treinamentos e consultorias e nunca de um profissional representado por mim, mesmo que eu esteja representado por uma pessoa jurídica.

Cabe lembrar que o sucesso tanto de uma empresa de serviços profissionais como de um profissional liberal depende de estratégias de marketing acertadas e aplicáveis a cada tipo de empresa. Por isso não deixe de estudar o assunto e conte comigo com a ajuda necessária para o seu sucesso profissional.

Se você apreciou esse artigo compartilhe nas redes sociais e sucesso!