• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Economia brasileira pode crescer 2,3% em 2014, acima deste ano

O instituto também divulgou um conjunto de previsões da economia brasileira para prazos mais longos.

A economia brasileira deve crescer 2,3% em 2014, acima do nível previsto para este ano, de 2%, de acordo com projeções econômicas divulgadas ontem, pelo instituto The Conference Board e classificadas por seus economistas como decepcionantes.

O instituto também divulgou um conjunto de previsões da economia brasileira para prazos mais longos. Para o período 2014/2019, a projeção é que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil tenha expansão média de 2,9% ao ano. Já para 2020/2025, a aposta está em 2,8% em média ao ano.

Na avaliação do economista-chefe do Conference Board, Bart van Ark, o crescimento fraco do PIB da maioria dos mercados emergentes foi a maior surpresa negativa de 2013. No final do ano passado, disse ele, já se previa que a expansão da atividade fosse se desacelerar, mas os dados de países como Brasil, México e Índia acabaram surpreendendo.

A perspectiva de mudança da política monetária nos Estados Unidos, destaca van Ark, acabou afetando muito o Brasil e demais países com situação mais fraca na balança de conta corrente, como a Índia. Além da questão conjuntural, sobretudo do cenário mais volátil na economia mundial este ano, van Ark destaca que fatores estruturais impedem um maior crescimento dos emergentes, como a infraestrutura deficiente.

Em 2014, o economista destaca que o Brasil e outros emergentes, como o México, vão se recuperar, mas ainda vão decepcionar em termos de crescimento, pois a melhora será de apenas alguns poucos pontos porcentuais. Por isso, a previsão do Conference Board é que boa parte da expansão mundial no ano que vem venha de países avançados, como os Estados Unidos.

A previsão do instituto é que a economia mundial cresça 3,1% em 2014, acima dos 2,8% de 2013. "No geral, o crescimento econômico este ano ficou abaixo mesmo das projeções mais cautelosas", disse o economista.